FATORES CONDICIONANTES DA SATISFAÇÃO GERAL DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE UMA BIBLIOTECA

Diogo Zapparoli Manenti, George Christian Linhares Bezerra

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar os condicionantes da satisfação dos usuários de uma biblioteca instalada em Instituição de Ensino Superior e testar um modelo de satisfação geral dos usuários dos serviços. Os dados obtidos a partir de um questionário aplicado junto a uma amostra composta por estudantes de uma faculdade foram analisados por meio de regressão linear múltipla. Os resultados evidenciaram que os fatores “espaço físico”, “variedade de livros” e “serviços web” estão positivamente relacionados com o nível de satisfação geral indicado pelos estudantes (enquanto usuários dos serviços). Estes resultados estão consoantes com estudos prévios e evidenciam a natureza multidimensional do construto satisfação. As implicações para os gestores referem-se à utilização desses parâmetros e condicionantes como possíveis fatores que podem ser observados na gestão da satisfação dos serviços de bibliotecas. Nesse sentido, com base nos efeitos dos diferentes condicionantes, é possível orientar os esforços de melhoria dos serviços. Parece razoável haver relevância deste artigo, pois há poucos estudos que tratam desta temática, e são raros no contexto estudado.


Palavras-chave


Satisfação; Qualidade dos Serviços; Biblioteca; Marketing

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p102-113.2017

Direitos autorais 2017 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.