A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E MOTIVAÇÃO DE DISCENTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Joelma Soares da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Izabelle Quezado Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Ellen Campos Sousa Centro Universitário Christus (Unichristus)
  • Estevão Lima de Carvalho Rocha Centro Universitário Christus (Unichristus)
  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i1.p128-144.2018

Palavras-chave:

Qualidade, Motivação, Ensino superior

Resumo

Mediante o crescimento do mercado universitário brasileiro, o objetivo deste trabalho é identificar a existência de relação entre a percepção de qualidade e a motivação de discentes universitários em relação à IES. Saber a opinião dos clientes/alunos é importante para que seja possível oferecer serviços mais adequados, mantendo-se no competitivo mercado. Neste trabalho, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de campo, com 179 discentes de Administração de duas IES, uma pública e outra privada. Os resultados apontaram que existe relação entre os constructos motivação e qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Soares da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em gestão de IES; Graduada em Secretariado Executivo;Técnica em Turismo. Professora Adjunta do Departamento de Adminsitração da UFC.

Izabelle Quezado, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com pesquisa de dissertação desenvolvida na Concordia University, Canadá, através do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Ellen Campos Sousa, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Doutoranda em Administração pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2012) e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Atualmente é professora Titular do curso de bacharelado em Administração, Coordenadora de Pesquisa e Monitoria do Curso de Administração e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Christus (Unichristus).

Estevão Lima de Carvalho Rocha, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Gestão Educacional e Mestrado em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e ensino.

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Economia - Universidad de Chile (1981), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1998). Tem experiência na área de Administração em Pequenos e Médios Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Econômica, Empreendedorismo, Estrutura de Capital de PMEs e Setor de Software.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos