A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO PARA O SUCESSO E A LONGEVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Paula Cristina de Moura Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais- Cepead/Face
  • Guilherme Marques Porto Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p259-269.2017

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Plano de Negócios, SEBRAE

Resumo

Este artigo viabilizou um estudo dos índices do empreendedorismo nos últimos dez anos, por meio de dados disponibilizados pelo SEBRAE, pelo IBGE e afins. O estudo teve como objetivo analisar a importância do plano de negócio para a longevidade das organizações. Foram analisados dados que relacionam os tipos de varejo, de gênero, de idade dos empreendedores e a proporção de empreendedores que buscam algum tipo de conhecimento e apoio para iniciar seu empreendimento. A pesquisa se caracteriza como um estudo bibliográfico e documental, para tal recorte, foram utilizados relatórios disponibilizados dos últimos dez anos dos órgãos supracitados, entre outros autores utilizados que sofreram revisão bibliográfica prévia. Alcançaram-se informações que possibilitaram entender melhor os tipos de empreendedores e como eles se comportam na economia. Concluiu-se que empreendedores que buscam conhecimento e que executam o plano de negócios tendem a ter sucesso no mercado, acompanhados pelo grande crescimento do gênero feminino nos índices do empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina de Moura Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais- Cepead/Face

Mestranda da UFMG (2017/2018)- Comportamento Organizacional e gestão de recursos Humanos
Professora Subst. UFV- CRP (2016)
Administradora- UFV- Florestal (2015)
Técnica em Tursmo- UFV-Florestal (2010)

Guilherme Marques Porto, Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio Paranaíba

Administração (2017)- UFV-CRP

Administrador em: iNova Assessoria e Consultoria Contábil

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

FERNANDES, Paula Cristina de Moura; PORTO, Guilherme Marques. A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO PARA O SUCESSO E A LONGEVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 6, n. 1/2, p. 259–269, 2017. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p259-269.2017. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1479. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos