METODOLOGIA CIENTÍFICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA DIDÁTICA

Autores

  • Maria Aline Barbosa de Freitas
  • Ana Vládia Cabral Sobral

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p93-103.2014

Palavras-chave:

Administração, Didática, Metodologia Científica, Ensino

Resumo

É observado que, na graduação, a produção de uma pesquisa é um dos maiores desafios por parte dos alunos, pois é neste período da graduação que os alunos são inseridos ao centro da pesquisa, identificando-se, assim, com um dos maiores desafios dos graduandos. Por esta razão, este estudo apresenta a seguinte problematização: A didática apresentada pelo professor na disciplina de metodologia científica facilita a compreensão e assimilação do conteúdo pelo aluno? Como objetivo geral, expõe a verificação da eficácia dos métodos de ensino utilizados na disciplina de Metodologia Científica em um curso de Administração de uma Instituição de ensino superior, e que apresenta os seguintes objetivos específicos: explicitar o nível de conhecimento dos alunos do curso de administração em relação à pesquisa científica; expor os aspectos que dificultam o aprendizado dos alunos na disciplina de Metodologia; verificar a necessidade do uso de novos métodos didáticos a serem usados na disciplina de Metodologia Científica. A pesquisa é de natureza quantitativa e nela se aplicou um questionário como forma de responder à problemática e aos objetivos aqui propostos. Concluiu-se, por meio da análise dos resultados, que a disciplina de Metodologia Científica contribui para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos dos alunos; conclui-se, também, que a falta de prática no que diz respeito ao conteúdo abordado em sala é um dos aspectos que dificultam a compreensão e assimilação do conteúdo apresentado.

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Como Citar

FREITAS, Maria Aline Barbosa de; SOBRAL, Ana Vládia Cabral. METODOLOGIA CIENTÍFICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA DIDÁTICA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 3, n. 1/2, p. 93–103, 2014. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p93-103.2014. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/150. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos