GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA COOPERATIVA MÉDICA DO NORTE/NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar (UNP, RN) http://orcid.org/0000-0003-1514-9476
  • Sérgio Ricardo Vasconcelos Santos Universidade Potiguar (UNP, RN)
  • Walid Abbas El-Aouar Universidade Potiguar (UNP, RN)
  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro Universidade Potiguar (UNP, RN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) http://orcid.org/0000-0001-5952-953X

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p69-87.2017

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Cooperativas Médicas, Norte e Nordeste Brasileiro

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o estágio da Gestão do Conhecimento (GC) na percepção de gestores e analistas de uma Cooperativa Médica do Norte/Nordeste Brasileiro. O modelo teórico utilizado foi o de Bukowitz e Williams (2002) com definição de variáveis em Brito, Oliveira e Castro (2012). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com modo de investigação no estudo de caso e enfoque descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram os 24 gestores e 50 analistas da cooperativa estudada. Os dados foram coletados por meio de questionários e tratados conforme o algoritmo do modelo em planilhas eletrônicas. Os resultados sinalizaram valores superiores aos propostos por Bukowtiz e Williams (2002), demonstrando-se pela implantação da GC tanto no nível tático quanto no estratégico na organização estudada. Sendo assim, é possível observar que a organização propicia condições facilitadoras para a criação, o reconhecimento do conhecimento tácito, a disseminação e incorporação do conhecimento às tecnologias e aos produtos; entretanto, a organização não conseguiu consolidar a fase de avaliação, que é o momento em que se define o conhecimento necessário para sua manutenção no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar (UNP, RN)

Professora Titular de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Potiguar (UNP, RN). Graduação em Serviço social (1974) e especialização em Teoria e Prática de Serviço Social (1980) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestrado em Sociologia (1998) e doutorado em Educação (2004) pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Sérgio Ricardo Vasconcelos Santos, Universidade Potiguar (UNP, RN)

Mestre em Administração de empresas pela Universidade Potiguar - Laureate International Universities. Graduado em Psicologia com Pós Graduação pela UFRJ em Docência do Ensino Superior. MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Gestão Empresarial. Professor Universitário de Pós-Graduação Laureate International Universities, das disciplinas Gestão de Pessoas , Consultoria Empresarial e Tópicos avançados de Gestão. Professor Universitário de Pós-Graduação Estácio de Sá disciplina Gerenciamento de Pessoas em projetos.

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar (UNP, RN)

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985) e Mestre em Administração, com ênfase em GESTÃO ORGANIZACIONAL, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente, é Doutor em Administração (2012) pela UFRN e professor titular e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (UnP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão e Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação, empreendedorismo, plano de negócio, qualidade de vida, estratégia competitiva e Gestão com Pessoas.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Universidade Potiguar (UNP, RN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN)

Doutorando, mestre (2011) e graduado em Administração (2004) pela Universidade Potiguar - UNP. É especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2006) e em Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2008). É Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN e integra os Projetos de Pesquisa Gestão do Conhecimento em Organizações Públicas e Privadas, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UNP e o NIEMAS - Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Meio Ambiente e Sociedade do IFRN.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

BRITO, Lydia Maria Pinto; SANTOS, Sérgio Ricardo Vasconcelos; EL-AOUAR, Walid Abbas; CASTRO, Ahiram Brunni Cartaxo de. GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA COOPERATIVA MÉDICA DO NORTE/NORDESTE BRASILEIRO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 6, n. 1/2, p. 69–87, 2017. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p69-87.2017. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1521. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos