Refletindo sobre a Objetividade: uma experiência didática sobre o Positivismo de Comte

Autores

  • Leonel Gois Lima Oliveira ESMEC, CE, Brasil
  • Carlos Eduardo Franco Azevedo ECEME, RJ, Brasil
  • Rafael Kuramoto Gonzalez Instituto Federal do Paraná
  • Márcio Moutinho Abdalla Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i2.p43-56.2018

Palavras-chave:

Ensino, Pós-Graduação, Positivismo, Epistemologia, Administração

Resumo

O positivismo surgiu como uma das primeiras correntes de pensamento sistematizada reconhecida como uma epistemologia em ciências sociais. Buscou-se sistematizar uma forma de estudo da epistemologia positivista, propiciando um melhor aproveitamento didático-pedagógico dos estudantes. O estudo empírico realizou-se a partir de uma abordagem qualitativa, relatando uma experiência didática, na forma de oficina, a qual serviu como caso a ser estudado, pois, neste ambiente, pode-se interagir com doutorandos do curso de Administração. Por meio deste relato, debateu-se acerca dos principais conceitos da epistemologia positivista e forneceram-se insumos didático-pedagógicos àqueles que desejam explorar encontros sobre esta temática nos níveis de graduação ou pós-graduação.

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Biografia do Autor

Leonel Gois Lima Oliveira, ESMEC, CE, Brasil

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV); Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC).

Carlos Eduardo Franco Azevedo, ECEME, RJ, Brasil

Doutor em Administração pela FGV/EBAPE

Rafael Kuramoto Gonzalez, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Administração pela FGV/EBAPE

Márcio Moutinho Abdalla, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Administração pela FGV/EBAPE

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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos