A BUSCA DA CIENTIFICIDADE DO SECRETARIADO NO CONTEXTO BRASILEIRO: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernanda Geremias Leal Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (doutoranda em administração) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (secretária executiva)
  • Eduardo César Pereira Souza
  • Maria do Carmo Assis Todorov

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p270-286.2017

Palavras-chave:

Cientificidade, Pesquisa, Secretariado Executivo

Resumo

Tendo em vista o entendimento de que as questões relativas à pesquisa científica no secretariado executivo influenciam a gestão das organizações e, estão, direta e indiretamente, imbricadas nos panoramas histórico, cultural e sociológico que permeiam essa profissão, este ensaio tem o objetivo de apresentar um mapeamento da busca pela cientificidade no campo secretarial. Para tanto, consideram-se os embates vivenciados no território brasileiro, tanto no passado quanto no presente, em uma perspectiva profissional e acadêmica. Trata-se de um estudo teórico, desenvolvido com o suporte de pesquisas bibliográficas e documentais. Os resultados permitem evidenciar que a busca pela cientificidade nesse domínio tem sido uma constante e já produziu importantes legados, a despeito de sua recente estruturação formal. À medida que os campos profissional e científico do Secretariado se desenvolvem no País, eles também se tornam mais complexos e suscitam proposições acerca das perspectivas e dos desafios emergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fernanda Geremias Leal, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (doutoranda em administração) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (secretária executiva)

Doutoranda em Administração (ESAG/UDESC) e secretária-executiva (UFSC)

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

MARTINS, Cibele Barsalini; LEAL, Fernanda Geremias; SOUZA, Eduardo César Pereira; TODOROV, Maria do Carmo Assis. A BUSCA DA CIENTIFICIDADE DO SECRETARIADO NO CONTEXTO BRASILEIRO: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 6, n. 1/2, p. 270–286, 2017. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p270-286.2017. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1582. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos