COACHING: UMA PONTE NO ABISMO RELACIONAL E GERENCIAL EM ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Rafaella Cristina Campos Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON; e estudante de Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA.
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle Professora Associada do Departamento de Administração e Economia - DAE - da Universidade Federal de Lavras - UFLA.
  • Tayriane Mayre Silva Estudante de graduação em Administração pela Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p287-299.2017

Palavras-chave:

Coaching, Organizações, Gerente Seniores, Gerentes Juniores

Resumo

Objetiva-se neste artigo conhecer as demandas das organizações apresentadas aos profissionais de coaching, visando atendimento focal para os gerentes seniores e juniores. Identificam-se poucas pesquisas nacionais que cunham o termo ‘coaching’ como aspecto central de seus trabalhos; sendo assim, há baixo volume de publicação e pouca profundidade científica no tema, que tem, em contrapartida, apelo no mercado nacional. Para este artigo opta-se pela metodologia qualitativa, com método exploratório. Foram entrevistados em profundidade dois profissionais de coaching, prosseguindo a análise por meio da técnica de análise de conteúdo por grade fechada. Conclui-se que o abismo entre gerentes seniores e juniores é tecnológico e vivencial. As organizações estão interessadas em amenizar as diferenças da construção de carreira de ambos profissionais, a fim de absorver suas competências diferencialmente, para equilibrar o desenvolvimento e manutenção das lideranças gerenciais, garantindo a produtividade, a lucratividade e a diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Cristina Campos, Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON; e estudante de Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA.

Professora de Educação Superior na FAGAMMON desde agosto de 2014 até o presente momento; Professora de Cursos Livres nas áreas de trabalho e relações interpessoais no SENAC/MG unidade Lavras, desde setembro de 2015 até presente momento; Doutoranda pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa prevista para dezembro/2018. Mestre pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa em fevereiro/2014; Psicóloga Bacharel pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS com formação completa em dezembro/2011; Micro Empreendedora Consultora em Gestão de Pessoas e Orientação de Carreira e Profissional desde janeiro de 2012 até presente momento; Psicóloga Educacional na área de Orientação Profissional e Vocacional no Instituto Presbiteriano Gammon de março de 2016 até presente momento; Atuante no Núcleo de Pesquisa em Organização, Gestão e Sociedade, no departamento de administração e economia da Universidade Federal de Lavras (NEORGS/DAE/UFLA) Coordenado pela Professora Dr. Mônica Cappelle desde janeiro de 2012 até presente momento; Atuante no Grupo de Estudos de Filosofia da Psicanálise coordenado pela professora Dr.ª Léa Silveira, do departamento de ciências humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) desde julho de 2015 até presente momento; Fundadora e Coordenadora do Grupo de Extensão Sobre Trabalho, Organizações e Relações Humanas (GESTORH) em exercício na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, desde fevereiro de 2016 até presente momento; Pesquisadora na área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas com Ênfase em Carreira e Construção de Carreira. CONTATOS: (35)9-8898-4583; rafaella_ccampos@hotmail.com

 

Mônica Carvalho Alves Cappelle, Professora Associada do Departamento de Administração e Economia - DAE - da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA (1999), possui Mestrado em Administração por essa mesma Universidade (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, relações de gênero, subjetividade, identidade, cultura, carreira, relações de poder e poder disciplinar. Atualmente é professora associada do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora líder do grupo de pesquisa NEORGS- Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Foi membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) de 2012 a 2016 na qual esteve como coordenadora nos anos 2013 e 2014. Foi líder do tema Gênero e Diversidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), área de Estudos Organizacionais por cinco mandatos (2011-2015).

Tayriane Mayre Silva, Estudante de graduação em Administração pela Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.

Estudante de graduação em Administração pela Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos