GAMIFICAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA-AÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM FORTALEZA-CE

Autores

  • Karla Teixeira Machado da Silva
  • Iago Pessoa Mascarenhas UNICHRISTUS

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i1.p145-162.2018

Palavras-chave:

Gamificação, Educação, Pesquisa-ação

Resumo

O estudo objetivou verificar de que forma a utilização da gamificação como estratégia de ensino pôde contribuir para o engajamento dos discentes das aulas de finanças do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Fortaleza- Ceará.  Para tanto, conceituou-se como gamificação, apresentando sua lógica e mecânica por meio da descrição do design do jogo aplicado.  Verificou-se, na pesquisa, o impacto da utilização da gamificação na pontualidade, assiduidade e participação das aulas.  Descreveu-se, também, o impacto da utilização da gamificação no tempo de estudo e identificaram-se eventos que sugerem estímulos à criatividade. O método proposto na pesquisa, a pesquisa–ação, mostrou- se útil no sentido de gerar uma ampliação da consciência dos envolvidos, contribuindo para gerar uma transformação das ações dos sujeitos. Concluiu-se que a introdução da gamificação por meio de uma pesquisa-ação contribuiu para aumentar o engajamento ao curso de Administração e serviu de estímulo para o desenvolvimento de competências desejáveis.

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos