Etnografia em Marketing: uma visão antropológica nos estudos do consumo

Autores

  • Natalia Contesini Santos IAG/PUC-Rio
  • Victor Miranda de Oliveira Faculdade Metodista Granbery; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Camila Arantes de Paula Medina Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Severino Joaquim Nunes Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jorge Alberto Velloso Saldanha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i2.p202-211.2018

Palavras-chave:

Etnografia, Marketing, Consumo, Estudos de Consumo, Metodologia de Pesquisa

Resumo

Com a emergência da perspectiva teórica da Teoria da Cultura do Consumidor e o consequente reconhecimento da cultura como elemento central nos estudos de marketing, o marketing etnográfico foi aceito como metodologia viável para o estudo do consumidor sob um viés interpretativista. Se, por um lado, a etnografia convencional não mais dá conta de estudar a rápida circulação de significados, objetos e identidades culturais, por outro, permanece a preocupação com a direção que essa disciplina da Antropologia está tomando, quando usada sob o rótulo de marketing etnográfico. O objetivo desse ensaio teórico é discutir o advento do marketing etnográfico, suas particularidades, operacionalização, vantagens e limitações nos estudos de consumo. A revisão bibliográfica permitiu vislumbrar as inúmeras contribuições que o marketing etnográfico garante aos estudos de consumo, desde que as premissas e limitações dessa metodologia sejam observadas e cumpridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Contesini Santos, IAG/PUC-Rio

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, bacharel em Administração pelo Centro Universitário de Volta Redonda, especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Marketing e Comunicação Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida. Pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Possui interesse de pesquisa em Teoria da Cultura do Consumo; Comportamento do consumidor; Estudos de Consumo; Marketing e Comunicação Organizacional; Estudos de Diversidade; Estudos e Teorias Administrativas

Victor Miranda de Oliveira, Faculdade Metodista Granbery; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


Victor Miranda de Oliveira é graduado em Administração e especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Psicologia Organizacional pela Faculdade Metodista Granbery. Atualmente cursa o Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como monitor das disciplinas Evolução do Pensamento Administrativo e Teoria Geral da Administração I e II e compôs o quadro de colaboradores da Granbery Consultoria Júnior, como Diretor de Recursos Humanos. Atualmente, atua como docente das disciplinas Inclusão Digital e Administração Doméstica e do Tempo na Faculdade Aberta da Melhor Idade (FaMIdade), sendo esta um projeto de extensão da Faculdade Metodista Granbery, bem como desenvolve atividades administrativas no setor de pós-graduação do Instituto Metodista Granbery. Ainda na Faculdade Metodista Granbery ministra o tema Organizações, Sistemas e Métodos na graduação em Administração. Outras atividades docente são exercidas na Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum), na Faculdade Metodista Granbery e no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)

Camila Arantes de Paula Medina, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFRRJ. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Cursando MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Tem experiência na área de Agenciamento, Alimentos e Bebidas, Hotelaria e Turismo Pedagógico

Severino Joaquim Nunes Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Administração pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas- EBAPE/ FGV - RJ, com periodo sanduíche cursado na Schulich School of Bussines , York University, Toronto - CA. Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro - EBAPE/ FGV - RJ (2003). Graduado em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco (2001) . Professor adjunto dos cursos de administração e turismo do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu (IM- DAT), do Programa Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ onde leciona disciplinas de Marketing e metodologia de pesquisa no Mestrado Acadêmico em Administração. Coordenador do Grupo de Estudo em Marketing e Consumo (GEMC) e revisor Ad Hoc das revistas; Cadernos Ebape, RAM, e do corpo editorial da RAP e da Revista Gestão e Conexões. Principais interesses de pesquisa na área da Teoria da Cultura e Consumo, Consumo e Gênero, e Consumo e ideologia.

Jorge Alberto Velloso Saldanha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto - C4 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com área de concentração em Inteligência Competitiva. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com área de concentração em marketing. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) com TCC realizado na área de marketing. Atualmente, além de ser Professor do Corpo Permanente do Mestrado Acadêmico em Administração da UFRRJ onde leciona a disciplina Seminário de Pesquisa Quantitativa, também é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRRJ - Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia onde leciona a disciplina de Análise Quantitativa em Estudos Organizacionais. Em sua Tese de Doutorado pesquisou a viabilidade de se realizar estratégias cooperadas de Marketing aplicadas à Clusters Calçadistas. Em sua dissertação realizou uma pesquisa de marketing no Sistema Integrado de Transportes de Florianópolis. Atua nos seguintes temas: Gerência de marketing, Pesquisa de marketing, Marketing Internacional, Gerência de vendas, Marketing de serviços e Estratégias de Cooperação em Marketing aplicada a Aglomerações Produtivas. Atualmente é orientador de quatro discentes no Programa do Mestrado Profissional em Administração da UFRRJ e também orientador de quatro discentes no Programa de Mestrado Acadêmico da UFRRJ, sendo dois deles, bolsista CAPES. Atua também atua como avaliador de vários periódicos internacionais. No Mestrado seu interesse concentra-se na área de marketing, mais especificamente pesquisando em Marketing de Serviços e Estratégias Cooperadas de Marketing aplicadas a Aglomerações Produtivas.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Ensaios