AUTORIDADE E PODER: OS PROCESSOS E AS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Autores

  • Roberto Rodney Ferreira Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v5i1.p96-105.2016

Palavras-chave:

Gestão Hospitalar, Autoridade e Poder, Processos e Práticas Organizacionais

Resumo

Sob a perspectiva do ambiente de mudanças e dos fatores que conduzem a gestão administrativa a um processo de contínuo melhoramento, exigindo maiores esforços do capital humano, este ensaio tem por objetivo analisar a relação da autoridade e do poder nos processos e nas práticas em organizações hospitalares. A metodologia contempla uma consistente pesquisa bibliográfica acerca do tema, mediante estudo sistematizado, utilizando-se de materiais já publicados por diversos autores, entre clássicos e contemporâneos, que versam sobre o assunto. Os principais resultados do estudo permitem concluir que, em uma organização hospitalar, o processo e a prática em relação à autoridade e poder dividem-se em determinados pontos, em virtude da atividade fim da instituição e das prioridades estabelecidas para os serviços prestados. A atenção e os cuidados médicos caracterizam a missão do hospital. A prestação de serviço altamente especializada e profissionalizada, desenvolvida pelo corpo médico, condiciona-os a uma autonomia que coloca esses cuidados e atenção em situação de prioridade à característica econômica do hospital, criando dificuldades na condução administrativa da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Rodney Ferreira Junior, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutorando em Administração de Negócios - ESEADE - Argentina, Mestre em Gestão pela UTAD - Portugal, Especialista em Contabilidade e em Gestão Estrategica de Empresas pela UNIMONTES, graduação em Administração.

Downloads

Publicado

2016-09-09

Como Citar

JUNIOR, Roberto Rodney Ferreira. AUTORIDADE E PODER: OS PROCESSOS E AS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 96–105, 2016. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v5i1.p96-105.2016. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/262. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios