Vivências do pai em face do nascimento do filho prematuro: revisão integrativa

Autores

  • Amanda Aparecida Barcellos Discente do curso de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Adriana Valongo Zani Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i3.1198.p277-285.2017

Palavras-chave:

Pai, Recém-nascido, Prematuridade, Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

Introdução: O cuidado do filho durante muito tempo foi responsabilidade única e exclusiva da mãe, sendo o pai o responsável apenas pelo sustento da família. No entanto, esta forma de distribuição dos papéis familiares sofreu alterações no decorrer dos anos, e hoje, o pai divide com a mãe as decisões do cotidiano. Objetivo: Identificar, por meio da revisão integrativa, os sentimentos vivenciados pelo pai em face do nascimento do recém-nascido prematuro. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa em que são utilizados artigos científicos completos indexados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, publicados no período de 2005 a 2015, nos idiomas português e inglês. Foram selecionados 13 artigos para compor essa sistematização. Resultados: Observou-se que os sentimentos mais prevalentes encontrados nos estudos foram medo e insegurança em decorrência do risco de morte e sequelas. Entretanto, alegria e felicidade se associam em diversos momentos devido à concretização da paternidade. O pai, de modo geral, vivencia sentimentos intensos, tão importantes quanto os da mãe. Conclusão: As equipes de saúde atuantes nas unidades neonatais devem estar preparadas para acolher, aconselhar e ensinar esse pai no cuidado do prematuro. Há a necessidade de novos estudos que insiram a figura paterna nesse contexto. Discute-se, também, a adoção de políticas públicas que fiscalizem essa implementação, auxiliando a minimizar sentimentos de sofrimento e a fortalecer sentimentos positivos

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Biografia do Autor

Amanda Aparecida Barcellos, Discente do curso de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Academica do 3º ano de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. UEL

Adriana Valongo Zani, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Enfermeira. Doutora pelo Programa Saude Coletiva da FMB/UNESP. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem e Residencia de Enfermagem Neonatal da UEL>

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Publicado

2017-06-30