O papel do enfermeiro na oxigenoterapia: revisão narrativa da literatura

Autores

  • Jullya Carolline Folle Alves Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)
  • Adriana Fank Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)
  • Laurindo Pereira de Souza Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)
  • Marcia Guerino de Lima Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i2.1242.p176-181.2018

Palavras-chave:

Oxigenoterapia, Enfermagem, Conhecimento

Resumo

Introdução: A oxigenoterapia é a administração de O2, em concentrações maiores que as existentes no ar ambiente. Objetivo: a proposta deste estudo de revisão narrativa da literatura foi conhecer a produção científica disponível acerca da importância do papel do enfermeiro e de suas ações quanto à oxigenoterapia. Método: trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, por meio de busca nas bases de dados virtuais e artigos de fontes sistematizadas que contemplavam o tema do estudo, utilizando os descritores: oxigenoterapia, enfermagem, conhecimento, sendo selecionado um total de 31 artigos, publicados entre os anos de 2004 a 2015, além da busca em livros que contemplavam a temática disponível na biblioteca Maria da Penha Lenci Campos da Faculdade de Ciências de Biomédicas de Cacoal/FACIMED. Resultados: os resultados foram sistematizados e analisados de modo a contribuir para o fortalecimento e conhecimento do enfermeiro a respeito dos cuidados com a oxigenoterapia e sua aplicabilidade. Conclusão: evidenciou-se a necessidade de realização de novas pesquisas que abordem o papel do enfermeiro e os cuidados de enfermagem a respeito dos métodos não invasivos de oxigênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jullya Carolline Folle Alves, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED) – Cacoal (RO), Brasil. 

Adriana Fank, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED) – Cacoal (RO), Brasil; Pós Graduando em Enfermagem em Terapia intensiva Adulto e Pediátrico-FACIMED/Cacoal/Rondônia (Brasil)

Laurindo Pereira de Souza, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)

Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) e Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas (FACIMED), Cacoal, Rondônia, Brasil; Especialista em UTI pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva-ABENTI; Coordenador da CTI Adulto do Hospital Regional de Cacoal/SESAU/RO.  

Marcia Guerino de Lima, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)

Especialista em Obstetrícia e Obstetrícia Social- FADAP/FAP/SP. Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas (FACIMED), Cacoal, Rondônia, Brasil. Enfermeira Assistencial do Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (HEURO) - Cacoal (RO), Brasil.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Alves JCF, Fank A, Souza LP de, de Lima MG. O papel do enfermeiro na oxigenoterapia: revisão narrativa da literatura. J Health Biol Sci. [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 12º de dezembro de 2024];6(2):176-81. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1242