Análise da efetividade das ações de controle da dengue no município de Uberlândia, MG a partir da matriz FPEEEA

Autores

  • Karen Magalhães Arantes Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. Universidade Federal de Uberlândia
  • Boscolli Barbosa Pereira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i4.1331.p326-336.2017

Palavras-chave:

Vigilância Ambiental, Saúde Ambiental, Matriz FPEEEA, Aedes aegypti, Dengue

Resumo

Introdução: O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial da dengue. O controle da doença é complexo e está relacionado a condições sociais, culturais, ambientais, econômicas e políticas. Objetivo: A partir de um estudo anterior, no qual foram habilitados indicadores para vigilância da dengue em Uberlândia-MG por meio da utilização do modelo FPEEEA (Forças Motrizes, Pressão, Estado, Exposição, Efeito), objetivou-se, nesta pesquisa, avaliar a efetividade das ações realizadas para o controle da dengue neste município. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem quali-quantitativa, centrado na aplicação do Modelo FPEEEA para análise das correlações entre indicadores relacionados às condições sociais, econômicas e ambientais que podem estar associados à ocorrência da dengue. Resultados: De acordo com os dados apresentados, perceberam-se correlações importantes entre os indicadores que compõem os diferentes eixos da matriz FPEEEA, bem como ausência de correlação entre indicadores que são considerados pela literatura científica como importantes fatores para ocorrência de dengue. Assim, observou-se que são muitas as causas que colaboram para o aumento da incidência da dengue em Uberlândia e que são diversas as ações que podem ser efetivas para o controle da doença. Conclusão: Conclui-se que as ações propostas consistem em um abundante grupo de tarefas que podem afetar de forma progressiva os diferentes eixos da matriz FPEEEA, incluindo políticas sociais, de planejamento urbano, investimentos nos serviços de infraestrutura urbana, estímulo ao consumo consciente e à reciclagem, pesquisas para aprimoramento dos recursos para controle vetorial, além de ações de educação em saúde para controle do vetor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Magalhães Arantes, Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Pós graduação em Saúde da Família (2009). Atualmente é enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda no curso de pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Boscolli Barbosa Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel (2007) e Licenciado (2008) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre (2008) e Doutor em Genética e Bioquímica (2012) pelo programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica UFU. Tem experiência nas áreas de Ecotoxicologia; Toxicologia Geral e Ambiental; Impactos e Riscos Ambientais; Vigilância em Saúde Ambiental; Biomonitoramento Ambiental e Educação Ambiental. É Professor Adjunto nos Cursos de Bacharelado em Gestão em Saúde Ambiental (Instituto de Geografia) e Bacharelado em Biotecnologia (Instituto de Genética e Bioquímica) UFU e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador UFU.

Downloads

Publicado

2017-10-03