Caracterização clínica e histopatológica de tumores mamários em cadelas atendidas em Viçosa, MG

Rafael Oliveira David Alves, Vanessa Ferreira da Silva, Lucas Aquino Rodrigues, Daniele Carolina Rodrigues Xavier, Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Danillo Velloso Ferreira Murta

Resumo


Introdução: a neoplasia da glândula mamária é o tumor mais comum em cadelas. Devido a sua elevada frequência, torna-se necessário investigar os aspectos anátomo-patológicos dessas neoplasias de modo a promover o aumento da longevidade e melhorias na qualidade de vida destes animais. Objetivo: analisar as características clínicas e histopatológicas de tumores mamários em cadelas atendidas em Viçosa, MG. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, observacional, com abordagem quantitativa, realizada em um laboratório de histopatologia e histologia com 12 cadelas que apresentam tumor mamário. As amostras analisadas foram coletadas no Hospital Veterinário da cidade de Viçosa, MG. Após a fixação, o material foi avaliado macroscopicamente e, em seguida, submetido ao processamento histológico. As preparações histológicas foram analisadas por microscopia óptica. Resultados: no estudo, verificaram-se 58,3% de neoplasias malignas e 33,3% de neoplasias benignas. A maior parte dos tumores da glândula mamária canina foi de comportamento maligno, e o tipo histológico correspondente mais prevalente foi o carcinoma (91,6%). Conclusão: os tipos histológicos malignos de maior ocorrência nas cadelas correspondem ao carcinoma. O seu diagnóstico e terapêutica precoces são importantes na prevenção do desenvolvimento neoplásico nestas cadelas.


Palavras-chave


Glândulas mamárias animais. Neoplasias. Histologia. Patologia.

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1420.p17-22.2018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.