Câncer de pele: caracterização do perfil e avaliação da proteção solar dos pacientes atendidos em serviço universitário

Carla Andréa Avelar Pires, Aglayn Pimentel Fayal, Renata Henriques Cavalcante, Syenne Pimentel Fayal, Nicole Salomão Lopes, Franklin Pimentel Fayal, Maria Amélia Lopes dos Santos

Resumo


Introdução: O câncer de pele é a neoplasia de maior incidência no Brasil. Vários fatores têm sido atribuídos como risco para seu desenvolvimento, como: cor da pele, horário e tempo de exposição ao sol, residência em um país tropical e uso de imunossupressão crônica. Objetivo: descrever os casos de câncer de pele, bem como o hábito de proteção solar na prevenção de lesões causadas por radiação ultravioleta. Métodos: estudo transversal, individualizado e observacional com 50 pacientes, com diagnóstico de câncer de pele, acompanhados no Ambulatório de Dermatologia da Universidade do Estado do Pará, na cidade de Belém (PA), no período de janeiro de 2013 a outubro de 2016. A pesquisa foi feita por meio de um questionário padronizado autoaplicativo. Resultados: Observou-se o maior acometimento de câncer de pele em pacientes com idade > 50 anos (90%), brancos (68%), olhos castanhos (68%), cabelos castanhos (78%), que não faziam uso de filtro solar (86%); com diagnóstico de Carcinoma Basocelular (94%), tendo a face como a área corporal mais acometida (52%). Conclusões: O carcinoma Basocelular com lesões de mais de um ano de surgimento foi o câncer de pele predominante nesta população em que a maioria não apresentava o hábito do uso de filtro solar.


Palavras-chave


Câncer de Pele; Perfil Proteção solar

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1433.p54-59.2018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Redes Sociais
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.