Perfil do acompanhante de idosos hospitalizados: avaliação da atuação no cuidado e recuperação geriátrica

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Naiara Eveline Brito Veloso, Mariza Alves Barbosa Teles, Karla Chistiane Freitas Oliveira, Maricy Kariny Soares Oliveira, Elaine Cristina Santos Alves

Resumo


Introdução: o processo de envelhecimento no Brasil vem aumentando gradativamente devido a mudanças nos últimos 30 anos, as quais são decorrentes da redução da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa de vida. Objetivo: identificar o perfil do acompanhante de idosos hospitalizados e avaliar a sua atuação no cuidado e na recuperação. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com 28 acompanhantes de idosos internados na Clínica Médica de uma instituição hospitalar. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O tratamento dos dados se deu por meio de epidemiologia descritiva simples não paramétrica e não probabilística. Resultados: observou-se prevalência de acompanhantes do sexo feminino; faixa etária entre 40-49 anos, e filhas do idoso internado. A maioria não recebe remuneração e assume o papel de acompanhante no hospital e no domicílio. Entre as atividades realizadas no cuidado ao idoso hospitalizado, o suporte emocional foi o mais prevalente (85,7%), e 35,7% informaram que é importante a presença do acompanhante para auxiliar no processo de cuidar. O fator facilitador foi o interesse em participar do cuidado. Conclusão: a participação efetiva dos acompanhantes no cuidado do idoso hospitalizado minimiza o transtorno decorrente da internação e amplia os benefícios desta participação para o bem-estar do idoso e sua recuperação.


Palavras-chave


Saúde do idoso. Envelhecimento. Cuidadores. Hospitalização.

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1445.p48-53.2018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Redes Sociais
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.