Visão de profissionais, acadêmicos e usuários da atenção primária à saúde sobre o descarte correto de medicamentos: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i2.1503.p197-205.2018

Palavras-chave:

Medicamentos, Resíduos sólidos, Gerenciamento de resíduos

Resumo

Introdução: o avanço científico na saúde proporcionou a descoberta de novos fármacos e, consequentemente, sua disponibilização e o acesso a esses medicamentos pela população, de modo a aumentar a variabilidade terapêutica no combate a diversas patologias. A Lei nº 12.305/2010 aborda sobre a destinação de resíduos sólidos, porém não há uma aplicabilidade desta legislação, o que não retira a preocupação do poder público. Objetivo: analisar, por meio de uma revisão interativa da literatura, a visão dos profissionais, acadêmicos e usuários da Atenção Primária à Saúde e dos usuários sobre o descarte correto de medicamentos e, por meio disso, promover o cuidado com o meio ambiente e com a saúde pública. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com suporte em uma revisão bibliográfica, realizada em bases de dados virtuais, sendo estas: Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Biblioteca Digital de Enfermagem. A amostra foi composta por 12 estudos científicos, sendo eles, 10 artigos, uma dissertação e um resumo simples. A coleta foi realizada durante o 1º semestre de 2016 por meio de um formulário para a captação dos dados. Resultados: Os resultados demonstraram que 66,6% dos artigos utilizados referem-se a nenhuma ou a poucas informações por parte dos usuários e profissionais de saúde sobre os riscos gerados quando não são descartados de maneira adequada. Conclusão: É possível perceber que, além de gestão, há também a necessidade de elaboração de projetos e participação social e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airan Martins Silva Dantas, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE)

Enfermeira, Pós-Graduanda em Saúde da Família pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Murici (UFVJM)

Enfermeiro, Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Guanambi/FG, Guanambi (BA), Brasil.

José Ronivon Fonseca, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) Prefeitura de Montes Claros (PMC)

Enfermeiro, Professor Mestre do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Servidor Público da Prefeitura de Montes Claros/PMC, Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

2018-04-02