Representação social de sujeitos alcoolistas acerca da atração e da dependência do uso de álcool

Silvio Eder Dias da Silva, Natacha Mariana Farias da Cunha, Esleane Vilela Vasconcelos, Poliana dos Santos Alves, Jéssica S tephanie da Silva Vasques, Jeferson Santos Araújo, Karina de Oliveira Freitas

Resumo


Introdução: O consumo de álcool está relacionado a vários fatores sendo considerados fatores de risco, sem restrição de classe, idade ou sexo. A família, o meio de interação social e as propagandas são três de vários fatores que podem influenciar o consumo de bebidas alcoólicas. O risco familiar e grupo de envolvimentos são considerados importantes critérios de vulnerabilidade ao alcoolismo. Este estudo objetivou conhecer a representação social do alcoolista sobre a de sua dependência química e analisar as implicações dessa representação social para o cuidado de si. Metodologia: É um estudo é do tipo descritivo e exploratório, com base na Teoria das Representações Sociais, realizado em um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas, em Belém-PA, com 31 sujeitos que estavam em tratamento por dependência química. Resultados: Com a análise dos dados obtivemos resultados de duas unidades temáticas: A influência parental no interesse pelo alcoolismo que mostra o meio familiar como importante influenciador para que o sujeito inicie a beber e Fatores que influenciaram o alcoolismo na adolescência em que se mostram as características da adolescência como influenciador da experimentação do álcool. Conclusão: Durante as entrevistas, pôde-se entender que, desde o início de suas vidas, os sujeitos que se tornaram alcoólatras estiveram expostos a um meio social com integrantes alcoolista, que gerou entusiasmo para uma vida cotidiana voltada para o uso do álcool; os depoimentos expressam que a família e o período da adolescência configuraram importantes fatores para sua realidade atual.


Palavras-chave


Alcoolismo; Álcool; Enfermagem; Psicologia Social

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i2.161.p93-98.2015

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Redes Sociais
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.