Fatores de risco associados à gravidade e óbitos por influenza durante a Pandemia de Influenza A (H1N1) 2009 em região tropical/semi-árida do Brasil

Autores

  • Daniele Rocha Queiroz Lemos Universidade Federal do Ceará (UFC) Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Roberto da Justa Pires Neto Universidade Federal do Ceará (UFC) Hospital São José de Doenças Infecciosas
  • Anne Carolinne Bezerra Perdigão Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Izabel Florindo Guedes Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Fernanda Montenegro Carvalho Araújo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará
  • Guilherme Emílio Ferreira Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Fabiana Rocha de Oliveira Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i2.165.p77-85.2015

Palavras-chave:

Influenza, Infecção respiratória aguda grave, Fatores de risco, Letalidadeletalidade

Resumo

Introdução: O vírus da Influenza A (H1N1) 2009 pdm tornou-se uma cepa sazonal da gripe a partir de 2010. Provoca doença leve na maioria dos pacientes e pequena proporção dos acometidos evolui para a forma grave da doença, necessitando de tratamento hospitalar e cuidados intensivos. Durante a pandemia de Influenza A (H1N1) 2009, ainda não era conhecida a patogenicidade e virulência da nova cepa. Este fato ressalta a necessidade de estudos para determinar as características epidemiológicas, clínicas e indicadores de mortalidade, especialmente nas formas graves e óbitos. Objetivo: Identificar os fatores associados à ocorrência de gravidade e óbitos durante a pandemia de Influenza A (H1N1) 2009 pdm no Ceará. Metodologia: Trata-se de uma coorte observacional, retrospectiva, dos pacientes admitidos em hospitais da capital do Ceará e detectados por meio dos casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período pandêmico 2009-2010. Foram trabalhados os casos com diagnóstico de infecção aguda por vírus A (H1N1) por RT-PCR. Após identificado o paciente, buscou-se na unidade de hospitalização o prontuário de acompanhamento médico. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a APACHE II e questionário contendo dados da hospitalização, exames clínicos e laboratoriais. Após Teste Qui-quadrado, foram considerados significativos P<0,05 e IC de 95%. Resultados: Foram confirmados 40 casos graves por influenza A (H1N1) 2009 pdm, com 8 (20%) óbitos. Em 2010, os pacientes graves apresentaram duas vezes mais chances de serem internados na UTI e o percentual de óbitos foi 50% maior que em 2009. A letalidade foi 2,4 vezes maior entre os homens. Os pacientes com ensino fundamental completo tinham uma vez mais chances de evoluir para óbito que os pós-graduados. O tempo médio entre a data dos primeiros sintomas e o início do tratamento com Fosfato de Oseltamivir foi de 4,13 dias entre os que evoluíram para cura e 11 dias entre os que evoluíram para óbito (P=0,00). 72,5% (29/40) tinham algum fator associado ou comorbidade. Na admissão, 25% (10/40) dos pacientes tinham entre 11 e 50% de risco de morte e 10% (4/40) tinham injúria cerebral severa. Em relação à necessidade de cuidados intensivos, todos os aspectos estudados foram significativos. Conclusão: A procura por assistência de saúde, retardo no início da terapia antiviral e a presença de comorbidades, principalmente obesidade foram relevantes para a gravidade dos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Rocha Queiroz Lemos, Universidade Federal do Ceará (UFC) Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) Universidade Estadual do Ceará (UECE)

EPIDEMIOLOGISTA E EXPERIÊNCIA EM INFLUENZA

Roberto da Justa Pires Neto, Universidade Federal do Ceará (UFC) Hospital São José de Doenças Infecciosas

INFECTOLOGISTA - DIRETOR GERAL DO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE DOENÇAS INFECCIOSAS

Downloads

Publicado

2015-06-26