Morbimortalidade de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas: uma revisão de literatura

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) http://orcid.org/0000-0003-2399-9526
  • Amanda Gesiele Pereira Santos Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Priscila Karolline Rodrigues Cruz Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Jucimere Fagundes Durães Rocha Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Isabelle Ramalho Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Vanessa Ferreira da Silva Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i4.1718.p437-448.2018

Palavras-chave:

Acidentes de Trânsito, Motocicletas, Mortalidade

Resumo

Introdução: a motocicleta é o veículo que configura maior vulnerabilidade ao condutor durante o seu percurso. Pode causar lesões, sequelas e a morte do indivíduo. Essa detém o maior índice de mortalidade em acidentes de trânsito quando comparada a outros veículos. Objetivo: realizar uma revisão da literatura científica sobre a morbimortalidade dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, realizado nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, sendo estas: LILACS, BDENF e SCIELO. Utilizou-se um formulário como instrumento de coleta de dados. Resultados: a amostra deste estudo foi composta por 17 artigos publicados durante o período de 2010 a 2015. Os principais resultados evidenciam que a taxa de mortalidade por acidente de motocicletas no Brasil aumentou 800%, variando de 0,5 para 4,5/100.000 habitantes entre 1996 e 2009, um aumento médio anual de 19%. Ocorreu um aumento significativo da mortalidade por acidente de motocicleta no Brasil entre 1996 e 2009. Esse período caracterizou-se por milhões de pessoas migrando da faixa da pobreza, ascendendo social e economicamente, adquirindo seu primeiro veículo, muitas vezes, uma motocicleta. Esse quadro revelou-se com maior expressão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Considerações finais: consideram-se como vulneráveis, em nosso sistema viário, não somente os ocupantes de automóveis, mas também motocicletas, ciclistas e pedestres, levando em consideração o aumento constante de tais acidentes. Entre esses, os motociclistas ocupam papel de destaque, frente à morbidade e à mortalidade ocorridas nos acidentes de trânsito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente (PPGSASA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Professor da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (ETS/UNIMONTES), Montes Claros (MG), Brasil.

Amanda Gesiele Pereira Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Enfermeira, Espeialista em Emergência, Trauma e Terapia Intensiva pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros (MG), Brasil.

Priscila Karolline Rodrigues Cruz, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros (MG), Brasil.

Jucimere Fagundes Durães Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Enfermeira, Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros (MG), Brasil.

Isabelle Ramalho Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros (MG), Brasil.

Vanessa Ferreira da Silva, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE)

Médica Veterinária pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

1.
da Silva PLN, Santos AGP, Cruz PKR, Rocha JFD, Ferreira IR, da Silva VF. Morbimortalidade de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas: uma revisão de literatura. J Health Biol Sci. [Internet]. 9º de outubro de 2018 [citado 22º de dezembro de 2024];6(4):437-48. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1718