Qualidade de sono, qualidade de vida e rendimento escolar de crianças no litoral sul da Paraíba

Autores

  • Lisânia Thais Nascimento de Souza Faculdade Maurício de Nassau (FMN) http://orcid.org/0000-0002-9108-112X
  • Renata Ramos Tomaz Faculdade Maurício de Nassau (FMN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1725.p42-47.2018

Palavras-chave:

Sono. Crianças. Qualidade de vida. Baixo rendimento escolar.

Resumo

Introdução: O sono é um acontecimento fisiológico normal em todos os seres humanos. Quando há uma alteração durante esse processo, ocorrem também danos à saúde dos indivíduos, inclusive de crianças. Objetivo: Avaliar a qualidade de sono, a qualidade de vida e o rendimento escolar de crianças em um município no litoral sul da Paraíba. Método: A amostra do estudo foi constituída por 20 crianças saudáveis entre 5-10 anos, de ambos os sexos. Utilizou-se o questionário pediátrico sobre a qualidade de vida (PedsQL™ 4.0), a Escala de Distúrbios do Sono em Crianças (EDSC), e o rendimento escolar foi avaliado por meio das notas inseridas no Diário Escolar. A análise estatística foi por meio do software Statistical Package for the Social Science, versão 17.0. Foram usados o teste de Kolmogorov-Smirnov e o teste de correlação de Sperman. Resultados: Observou-se a prevalência da hiper-hidrose do sono (HS) em 15%, e o distúrbio respiratório do sono (DRS) em 10% das crianças. Foi identi-ficada uma moderada correlação positiva e significativa entre o rendimento escolar do primeiro e segundo bimestres (r= 0,6; p<0,01), entre dimensões emocionais e o rendimento escolar do primeiro bimestre (r= 0,4; p=0,03), ainda os DRS e o rendimento escolar do segundo bimestre (r= 0,4; p=0,03). Observou-se, ainda, uma moderada correlação negativa e significativa entre os distúrbios do despertar e as dimensões emocionais (r= -0,4; p=0,04). Conclusão: A má qualidade do sono foi capaz de causar danos à qualidade de vida e ao rendimento escolar das crianças avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisânia Thais Nascimento de Souza, Faculdade Maurício de Nassau (FMN)

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Maurício de Nassau (FMN). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Pós graduanda em Fisioterapia traumato-ortopédica e desportiva, na Faculdades integradas de Patos (FIP):DNA- sistema de ensino, João pessoa-PB. 

Renata Ramos Tomaz, Faculdade Maurício de Nassau (FMN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Fisioterapia Pneumopediátrica (UFRN), Mestre em Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica- (UFRN), Docente da (FMN). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-13