A família, o cuidar e o desenvolvimento da criança autista

Autores

  • Silvio Eder Dias da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Arielle Lima dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Yasmim Martins de Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Natacha Mariana Farias da Cunha Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Joel Lobato da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jeferson Santos Araújo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i2.1782.p334-341.2018

Palavras-chave:

Transtorno Autistíco, Família, Psicologia social, Cuidar

Resumo

Introdução: O Autismo é considerado como um transtorno global do desenvolvimento que se inicia antes dos três anos de idade. Caracteriza-se como uma síndrome comportamental de etiologias múltiplas que compromete o processo do desenvolvimento infantil. Objetivo: identificar o que se tem produzido na literatura científica sobre o cuidar em famílias de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento. Método: Estudo de descritivo com abordagrm qualitativa, sendo uma revisão integrativa. Resultados: permitiram identificar que as famílias têm grandes dificuldades em manter suas estratégias para o desenvolvimento do autocuidado de crianças com autismo. Foi identificada, neste estudo, a escassez de produção científica sobre autorias de enfermeiro acerca desta temática. Conclusão: A análise de dados aponta para as estratégias adotadas por pais e familiares cuidadores, em busca do desenvolvimento adequado da criança autista.

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Publicado

2018-07-02