Insônia: o benefício do exercício físico em adolescentes com excesso de peso

Giselle Patricia Pereira, Lincoln Valério Andrade Rodrigues, Daniella Mota Mourão, André Luiz Gomes Carneiro, Celina Aparecida Gonçalves Lima, Carla Silvana de Oliveira e Silva, Keila Raiany Pereira Silva, Claudiana Donato Bauman

Resumo


Introdução: O sono é uma necessidade vital e fisiológica que tem o poder de restauração do organismo e conservação da energia. Entre os adolescentes, notou-se que houve uma diminuição nas horas de sono tornando-os muito vulneráveis à apresentação do quadro de insônia. Objetivo: Verificar níveis de insônia entre adolescentes com excesso de peso antes e depois de um programa de exercício físico. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico quase experimental e analítico. Na primeira fase do estudo, foram realizados exames laboratoriais, antropométricos, hemodinâmicos e análises nutricionais e psicológicas em 635 adolescentes com idade entre 10 a 16 anos. Destes, 63 adolescentes foram diagnosticados com exceso de peso sendo convidados a participarem de um programa de exercício fisico. Resultados: O grupo-controle evidenciou maior percentual (acima da média) de insônia, tanto no pré (72,7%), quanto no pós teste (90%), e na comparação das médias dos dois grupos, houve uma diferença significativa (p = 0,006). Conclusão: Ressalta-se a significativa diminuição nos níveis de insônia entre os adolescentes que participaram do programa de exercício, propiciando maior bem-estar e disposição para o dia a dia.


Palavras-chave


Insônia; Adolescentes; Excesso de peso

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i4.1997.p377-382.2018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.