Avaliação da mobilidade de escorpiões Tityus serrulatus em área de infestação urbana de Americana, São Paulo, Brasil

Jardel Brasil, José Brites-Neto

Resumo


Introdução: A avaliação da dispersão e das modificações de habitat das espécies de escorpiões de importância médica acrescentam importantes informações sobre sua ocorrência em áreas urbanas. Objetivo: A mobilidade da espécie Tityus serrulatus foi avaliada em focos de infestação de áreas antropizadas do município de Americana, Estado de São Paulo. Métodos: Os espécimes foram capturados em um cemitério municipal, sendo individualmente marcados, em quatro grupos de 200 indivíduos, com cores diferenciadas. Posteriormente, foram soltos no centro da respectiva área em que foram capturados, sem controle individual. Foram realizadas varreduras periódicas em uma área circular, com raio de leitura estabelecido a cada 4 metros, havendo o registro de localização dos animais marcados que foram recapturados. Os dados experimentais foram coletados no período de agosto de 2014 a novembro de 2016, durante 28 meses de atividades (359 horas de observação). As recapturas dos espécimes foram realizadas em período diurno, no primeiro ano (221 horas), por meio da inspeção de 5.021 sepulturas e em período noturno no segundo ano (138 horas), com 3.053 sepulturas vistoriadas. Resultados: Foram evidenciadas, uma distância mínima de 2,13 metros no 1º dia de leitura e uma distância máxima de 29,34 metros no 68º dia de leitura, em foco de infestação
urbana. Conclusão: Os resultados obtidos neste experimento contribuem para um melhor entendimento da dispersão de T. serrulatus em áreas urbanas, visando o controle e a prevenção de riscos de acidentes junto à população, com enfoque nas estratégias de controle químico dessa espécie.


Palavras-chave


Saúde pública; Animais peçonhentos; Escorpionismo

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i1.2279.p21-25.2019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.