Avaliação clínica, radiográfica e tomográfica de fraturas radiculares: série de casos

Roberta Basañez Aleluia Costa, Ivson Wasley Fernandes Coelho, Fabíola Bastos de Carvalho, Iêda Crusoé Rebello, Frederico Sampaio Neves

Resumo


Introdução: o diagnóstico de fratura radicular é difícil, pois não há sinais/sintomas clínicos e características radiográficas patognomônicas, podendo ser confundido com um insucesso no tratamento endodôntico e até mesmo com doença periodontal. Objetivo: descrever as características clínicas, radiográficas e tomográficas em dentes com suspeita de fratura radicular. Métodos: a amostra foi composta por seis indivíduos cujos dados clínicos foram coletados, realizados testes de percussão vertical e horizontal, verificando se o dente apresentava mobilidade dentária e bolsa periodontal. Achados radiográficos e tomográficos foram avaliados em relação à presença de fratura radicular e de lesão periapical e/ou perda óssea associada ao terço apical/lateral da raiz para se obter o diagnóstico complementar da fratura radicular. Resultados: os achados clínicos mais prevalentes foram percussões vertical e horizontal positivos seguidos de dor e mobilidade. Os exames por imagem evidenciaram que todos os casos de suspeita de fratura radicular estavam relacionados a dentes com pino metálico. Em apenas um caso, não foi possível visualizar a lesão periapical e/ou perda óssea e a fratura na radiografia periapical, sendo detectadas nas imagens tomográficas. Conclusões: os achados clínicos de suspeita de fraturas radiculares são muito variáveis, necessitando correlacioná-los com exames de imagem. A TCFC se mostrou mais eficaz que a radiografia periapical na detecção da linha de fratura, porém esses dois exames podem ser utilizados para complementar o exame clínico e alcançar um diagnóstico mais acurado.


Palavras-chave


Tomografia computadorizada de feixe cônico; Endodontia; Fratura radicular; Radiografia dentária

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i2.2332.p172-176.2019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.