O absenteísmo da equipe de enfermagem de um hospital universitário público
The absenteeism of the team of nursing of a public university hospital

Larissa Gutierrez de Carvalho Silva, Adeline Aparecida Queiroz Buss, Maria do Carmo Lourenço Haddad, Marli Terezinha de Oliveira Vannuchi

Resumo


Introdução: A identificação do absenteísmo da enfermagem no contexto hospitalar constitui-se em um importante indicador de análise para a gestão de pessoas e para a qualificação e segurança da assistência aos clientes.  Objetivo: Analisar o absenteísmo dos trabalhadores da equipe de enfermagem de um hospital público universitário. Metodologia: Pesquisa de abordagem quantitativa, tendo como população os atestados dos profissionais da equipe de enfermagem do ano de 2009.  Os dados foram coletados com um instrumento que continha informações sobre o perfil sóciodemográfico e ocupacional, a causa e o período da ausência dos profissionais. A análise descritiva foi realizada, agrupando-se em distribuição de frequências e gráficos. Resultados: O perfil dos trabalhadores que apresentaram atestados são mulheres casadas, com idade entre 41 a 50 anos, auxiliares, vínculo empregatício público, tempo de trabalho de 11 a 15 anos, lotados no centro cirúrgico em período integral. O número de atestados foi 3.149, 72,46% por justificativas médicas, o que resultou na ausência de 71,6 trabalhadores de enfermagem por semana. Conclusão: O número elevado de atestados médicos pode sugerir um processo de trabalho que deve ser reavaliado sob o enfoque na preservação da saúde dentro do ambiente de trabalho e da subjetividade do cuidar de si e do próximo.


Palavras-chave


Absenteísmo; Administração de Recursos Humanos em Hospitais, Equipe de Enfermagem; Serviços de Enfermagem

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v4i2.520.p88-94.2016

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.