PREVALÊNCIA DE DESNUTRIÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UMA REVISÃO CRÍTICA SISTEMÁTICA.

Autores

  • Larissa Praça Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Natália Louise Araújo Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Diôgo Vale Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Clélia Oliveira Lyra Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Kenio Costa Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v2i3.64.p135-141.2014

Palavras-chave:

Ciências da Saúde, Nutrição, Saúde Coletiva

Resumo

Introdução: A desnutrição é um importante distúrbio nutricional em idosos institucionalizados por estar associada ao aumento da mortalidade e da susceptibilidade às infecções e redução da qualidade de vida. A avaliação periódica do estado nutricional é fundamental para a promoção ou reabilitação da saúde em idosos. Para tanto, os métodos mais utilizados são os antropométricos, bioquímicos, de consumo alimentar e a Mini Avaliação Nutricional. Esse trabalho visa identificar a prevalência de desnutrição em idosos institucionalizados e os métodos diagnósticos utilizados para determinar essa deficiência nutricional. Metodologia: A revisão foi realizada a partir das bases eletrônicas Lilacs, IBECS, Scielo, Medline, PubMed e SCOPUS. A seleção dos estudos foi feita considerando artigos originais completos disponíveis online, em inglês, espanhol e português e publicados entre 1992 e 2013. Resultados: Todos os estudos foram desenvolvidos em mais de uma instituição asilar. Destes, 71,4% (n=15) consideraram como idosos sujeitos com idade mínima de 65 anos. As prevalências de desnutrição variaram de 6,3% a 81,7% dependendo do método, indicadores e critérios utilizados para o diagnóstico. Todos os estudos utilizaram o Índice de Massa Corporal para diagnóstico do estado nutricional, seja como método isolado, ou associado a outro método, utilizando distintos valores de referência. Conclusões: Existe uma elevada prevalência de desnutrição em idosos institucionalizados, sendo a Mini Avaliação Nutricional o método mais utilizado para o diagnóstico. Mais estudos são necessários para subsidiar o desenvolvimento de instrumentos que permita uma avaliação nutricional mais robusta e que possa ser utilizado tanto para acompanhamento clínico quanto para a investigação epidemiológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Praça Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Departamento de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Natália Louise Araújo Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Departamento de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Diôgo Vale, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Departamento de Nutrição, Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Clélia Oliveira Lyra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Departamento de Nutrição, Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Kenio Costa Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Departamento de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-09-12