Identificação laboratorial de micobactérias em amostras respiratórias de pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF)<br>Laboratory identification of mycobacteria from respiratory samples of patients with suspected pulmonary tuberculosis in samples isolated at the Central Laboratory of Public Health of the Federal District (LACEN-DF)<br>doi:10.12662/2317-3076jhbs.v4i3.712.p187-192.2016

Autores

  • Gabriel da Silva Oliveira Universidade Paulista
  • Glaura Regina de Castro e Caldo Lima Universidade de Brasília (UNB)
  • Joaquim Xavier da Silva Universidade Paulista
  • Janeth de Oliveira Silva Naves Universidade de Brasília (UNB)
  • Carlos Maximiliano do Rêgo Monteiro Filho Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v4i3.712.p187-192.2016

Palavras-chave:

Tuberculose, Baciloscopia, Pulmonar

Resumo

Introdução: O diagnóstico rápido e preciso da tuberculose (TB) e o início precoce do tratamento são fatores de grande importância para reduzir e minimizar o risco de contágio pelo Mycobacterium tuberculosis. Nesse contexto, as principais metodologias empregadas no Brasil para o diagnóstico da TB são os testes de baciloscopia e de cultura. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo descrever os resultados de três técnicas laboratoriais para o diagnóstico da TB pulmonar. Métodos: Foram analisados dados de baciloscopias e culturas de 10.418 prontuários de pacientes de ambos os sexos, diferentes idades e locais de residência, no período de janeiro de 2011 a junho de 2014. Resultados: Foram analisados os prontuários de 284 pacientes com resultado positivo para o Complexo Mycobacterium Tuberculosis (CMTB). Dos 284 pacientes positivos para o CMTB, 210 apresentaram BAAR positivos (73,9%) e 74 negativos (26,1%). Nos cultivos em meio LJ, 255 amostras foram positivas (89,7%) e 29 negativas (10,3%), enquanto no meio de cultivo líquido Bactec MGIT® a positividade foi de 276 (97,1%) e 8 negativas (2,9 %). Conclusões: Observou-se que a identificação de BAAR em exame direto continua a ser de suma importância no diagnóstico precoce da TB. Os métodos de cultura, principalmente o sistema Bactec-MGIT®, mostraram neste estudo um incremento de 23,2% no diagnóstico da TB pulmonar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel da Silva Oliveira, Universidade Paulista

Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista, Brasília-DF, Brasil.

Glaura Regina de Castro e Caldo Lima, Universidade de Brasília (UNB)

Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade de Brasília-DF, Brasil.

Joaquim Xavier da Silva, Universidade Paulista

Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista, Brasília-DF, Brasil. Programa de Mestrado Profissional em Patologia Molecular, da Universidade de Brasília-DF, Brasil.

Janeth de Oliveira Silva Naves, Universidade de Brasília (UNB)

Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade de Brasília-DF, Brasil.

Carlos Maximiliano do Rêgo Monteiro Filho, Universidade Paulista

Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista, Brasília-DF, Brasil. Programa de Mestrado Profissional em Patologia Molecular, da Universidade de Brasília-DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-28