Satisfação de pacientes quanto à assistência de enfermagem: dimensão educacional

Ághata Barbosa Ramalho Caldeira, Valéria da Silva Baracho, Camila de Fátima Guedes, Paulo Henrique da Cruz Ferreira, Helisamara Mota Guedes, Liliane da Consolação Campos Ribeiro

Resumo


Introdução: Conhecer a satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem possibilita ao enfermeiro avaliar e planejar a assistência no sentido de atender às necessidades da clientela atendida. Objetivo: Este trabalho objetivou analisar a satisfação do paciente quanto à assistência de enfermagem hospitalar por meio da dimensão educacional. Método: Trata-se de um estudo descritivo realizado em um hospital privado, filantrópico, com 223 pacientes internados, utilizando o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP). Resultados: Encontrou-se a média de 3,62 no ISP. Para 70,9% dos pacientes, o enfermeiro preocupa-se em explicar sobre a doença; 77,6% discordam de que o enfermeiro faça muitas perguntas sem utilidade; 85,7% relatam que esses profissionais não utilizam uma linguagem simples, uma vez que 83,9% não entendem o que é falado por eles; 83,3% acham que os enfermeiros falam muito rápido; 68,6% gostariam que o enfermeiro desse explicações completas e suficientes acerca da solicitação de exames, e 48%, dos resultados desses. Conclusão: Há necessidade de implementar ações de educação em saúde na instituição hospitalar, melhorar a comunicação entre pacientes e enfermeiros, para, assim, obter resultados benéficos que ajudem no tratamento do paciente e na qualidade assistencial.


Palavras-chave


Satisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Educação em enfermagem; Educação em saúde; Cuidados de enfermagem

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v4i4.742.p245-250.2016

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