Importância do Contato Precoce Mãe-Filho e sua Contribuição para o Sucesso do Aleitamento Materno

Autores

  • Aline Feitosa Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Márcio Pereira Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Jocileide Campos Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v2i3.90.p120-124.2014

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Puericultura, Salas de Parto

Resumo

INTRODUÇÃO: O contato precoce com o bebê, na sala de parto, tem sido recomendado pelo Ministério da Saúde como forma de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho e incentivar o aleitamento materno. OBJETIVOS: Conhecer os sentimentos maternos diante do contato precoce com o bebê e a importância deste contato para o sucesso do aleitamento materno. MÉTODOS: Foram realizadas entrevistas individuais com 12 mulheres que tiveram filhos de parto normal e mantiveram contato precoce com o bebê na sala de parto. As entrevistas foram gravadas para a realização da análise de conteúdo, com definição de duas categorias dessa análise: Sentimentos da mãe no momento do primeiro contato com o bebê e orientação do profissional de saúde sobre o aleitamento materno após o parto. RESULTADOS: A idade média das pessoas entrevistadas foi de 22 anos, e a renda média foi menor que um salário mínimo. Pôde-se perceber que todas as mães relataram momentos de prazer e satisfação ao vivenciar o contato com o bebê ainda na sala de parto, sugerindo que todas as mulheres deveriam passar por essa experiência. Observou-se que poucos profissionais as orientaram sobre amamentação ainda na sala de parto, algo que ocorre com maior freqüência no alojamento conjunto. CONCLUSÕES: Percebe-se que o contato precoce é considerado como uma experiência positiva a todas as mulheres. Suporte e apoio para a amamentação deve ser uma rotina a ser realizada por todos os profissionais de saúde na sala de parto, desde o pré-natal até as consultas de puericultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Feitosa, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004) e cursa Medicina na Unichristus. Atualmente é enfermeira neonatologista da Prefeitura Municipal de Maracanaú e aluna regularmente matriculada no curso de medicina no Centro Universitário Unichristus. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, Neonatal e Imagenologia.

Márcio Pereira, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus). Membro da Liga Acadêmica de Neurociências Nunjo Finkel (Neuroglia), Liga Cearense de Neurologia e Neurocirurgia (LICENNE) e da Liga Acadêmica de Medicina Legal (LML). Desenvolve projeto de Iniciação Científica (bolsista) acerca do tema Cardiomiopatia dilatada. Tem experiência na área de Medicina.

Jocileide Campos, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1964), Residência Médica pela Universidade Federal do Ceará (1966), Especialização em Pediatria pelo Hospital Infantil Albert Sabin (1986), Especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Mestrado em Primary Health Care Management pelo Instituto Superiore Di Sanitá (1994) e Doutorado em Saúde Pública - Epidemiologia pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), atuando nas áreas do ISEC - Integração, Serviço, Ensino e Comunidade, no módulo vertical com o tema de Pediatria e também no Internato no módulo Saúde da Comunidade e da Família; Docente do Mestrado Professional em Saúde da Família para o Nordeste (RENASF-FIOCRUZ); Colaboradora da Sociedade Brasileira de Pediatria; Direção e Administração da Sociedade Cearense de Pediatria; Professora do Instituto para o Desenvolvimento da Educação; Colaboradora do Ministério da Saúde e Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2014-09-12