Histórico do periódico

A Revista Opinião Jurídica (ISSN 1806-0420) é a revista científica do Curso de Direito do Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, instituição sediada em Fortaleza, no Estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil. O periódico tem 13 anos de existência, 16 números já publicados e, atualmente, periodicidade anual.

Em 2015, a Opinião Jurídica foi requalificada pelo órgão brasileiro responsável pela avaliação de periódicos científicos e programas de pós-graduação stricto sensu: a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Assim, a revista atingiu o estrato B1, o qual representa a maior nota, de acordo com critérios nacionais, outorgada a um periódico brasileiro pelo ranking de periódicos da Capes – o Programa Qualis.

Nos últimos anos, a revista vinha cumprindo índices de exogenia de 60%. Mas, desde o seu n.16, a Opinião Jurídica ampliou a sua exogenia para índices superiores a 75%, em todas as dimensões (quanto à procedência dos artigos, dos pareceristas e dos Membros da Comissão Editorial).

Ressalte-se, ainda, que, desde o primeiro número da Opinião Jurídica, pode-se constatar a presença infalível de vários dos maiores nomes que as letras jurídicas já produziram no cenário nacional, em diversos matizes de conhecimento. Nomes que constituem autêntico solo  teórico para gerações de juristas, em diversas searas do Direito, alternam-se lado a lado com jovens talentos da mais nova safra de autores, formando um ambiente saudável e profícuo, pautado na meritocracia.

Importante observar, também, que, desde 2004, a revista passou a abrigar também uma seção permanente de Doutrina Estrangeira, publicando sistematicamente autores de referência internacional em suas áreas de conhecimento, oriundos de países como: França, Alemanha, Portugal, Itália, Argentina, Nova Zelândia etc.

Assim, além de visar ao escoamento do melhor da produção de seu corpo docente/discente, a Revista Opinião Jurídica passou a ampliar e intensificar diversas estratégias de inclusão, democratização e publicação de trabalhos de excelência, responsáveis por envolver pesquisadores do Oiapoque ao Chuí, bem como de além-mar.

Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.