PROCESSO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: PROPOSTA DE FRAMEWORK BASEADO NA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE GESTÃO E DESIGN

Autores

  • Adriano Wagner Bacharel e Licenciado em Administração (UNIJUÍ e IFFar). Especialista em Comercio Internacional (UNIJUÍ). Mestre em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorando em Engenharia de Produção (UFSC). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Gestão de Design - NGD/UFSC. Professor do Instituto Federal Farroupilha - IFFar Campus Santa Rosa/RS.
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Graduado em Desenho Industrial (IFRJ). Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis/SC. Coordenador Núcleo de Gestão de Design (NGD) e do Laboratório de Design e Usabilidade da UFSC. Avaliador do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Pesquisador CNPq (PQ1C). Coordenador do Comitê Assessor do CNPq (CA DI). Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES (GAE-DRI).

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p52-68.2017

Palavras-chave:

Gestão, Design, Diagnóstico Organizacional

Resumo

Estre artigo apresenta o resultado de um estudo exploratório e bibliográfico sobre a relação interdisciplinar entre a gestão e o design, com escopo centrado no fortalecimento da análise empresarial. A questão que norteou o desenvolvimento do trabalho foi: como a relação interdisciplinar entre gestão e design pode proporcionar eficiência no processo de diagnóstico organizacional? A partir desta problemática, o objetivo foi oferecer um framework baseado na convergência entre os conceitos e as técnicas de gestão e design. Espera-se, com efeito, contribuir com inovações em relação à metodologia de diagnóstico organizacional para pragmatizar, qualificar e fortalecer a tomada de decisão nas empresas. A originalidade situa-se na relação interdisciplinar entre gestão e design, a partir da promoção da convergência de conceitos, métodos e ferramentas articulados no framework, objeto deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos