A RESPONSABILIDADE SOCIAL E CULTURA ORGANIZACIONAL: IMPACTOS NAS ATITUDES E NOS COMPORTAMENTOS DOS TRABALHADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i3.p22-45.2019

Palavras-chave:

Cultura organizacional, Responsabilidade Social Empresarial, Trabalhadores, Atitudes, Comportamentos

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar se a cultura organizacional e a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) têm impactos em diversas atitudes e comportamentos dos trabalhadores. Para analisar esse impacto, escolheu-se o método de amostragem não probabilística e de conveniência. Utilizou-se um questionário e foram recolhidos 453 inquéritos de trabalhadores. O teste de hipóteses foi feito com auxílio da modelagem de equações estruturais, sendo que os resultados mostram que tanto a cultura organizacional quanto a RSE impactam atitudes organizacionais, como a satisfação e a desenvoltura no trabalho. Essas atitudes afetam outros desejáveis resultados organizacionais, evidenciando as consequências que a atenção à RSE e à cultura organizacional pode ter nas organizações e nos trabalhadores.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

JORDÃO, Clara Quintas. A RESPONSABILIDADE SOCIAL E CULTURA ORGANIZACIONAL: IMPACTOS NAS ATITUDES E NOS COMPORTAMENTOS DOS TRABALHADORES. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 22–45, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i3.p22-45.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2820. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos