TURISMO AMBIENTAL - CONHECENDO A REALIDADE DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, SEDE PAU DA FOME – RJ

Autores

  • Fábio Vinicius de Araujo Passos Faculdade Senac Rio e Faculdade Fael
  • Maria Amelia da Silva Leal
  • Sérgio Domingos Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Debora Neves Gomes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i2.p101-113.2020

Palavras-chave:

Parques, Turismo ambiental, Perfil de visitante, Ecoturismo e unidade de conservação

Resumo

O artigo busca interpretar e pesquisar o desenvolvimento do turismo em uma unidade de conservação, tendo como objeto de estudo o Parque Estadual da Pedra Branca - PEPB, que está localizado no bairro da Taquara no Município do Rio de Janeiro - RJ. No trabalho, destaca-se a importância das Unidades de Conservação (UCs) para o lazer da sociedade, em que é apresentada uma leitura das principais carências e dificuldades enfrentadas para a gestão dessas áreas. Para essa proposição, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, associada à pesquisa exploratória, tendo a participação ativa dos autores nas reuniões da câmara de uso público. Os resultados obtidos, após o trabalho de registro com fotografia e caminhadas, demonstraram o quanto a visitação ainda é bastante incipiente, se comparada ao grande potencial do PEPB. Para tal, discutiu-se sobre formas de turismo, o qual possibilita contato junto à natureza, ressaltando ainda a importância do ecoturismo e do planejamento da atividade para a obtenção da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Vinicius de Araujo Passos, Faculdade Senac Rio e Faculdade Fael

Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégia, Governança e Conhecimento, Especialista em Marketing e graduado em Turismo. Atualmente é professor de Turismo e Hotelaria na Graduação Tecnológica no Senac RJ, Tutor Presencial e Orientador de TCC´s do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo na Fundação CECIERJ. Pesquisador com trabalhos publicados em eventos e periódicos especializados é também membro de comitês de avaliação de eventos e revistas científicas. Participante do Grupo de Pesquisas TRECHOS - Turismo Responsável, Economia Criativa e Hospitalidade (certificado à UFRRJ/FAPERJ/CNPq), Membro de Comissões de Estudo da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem ABNT/CB-054/CE 054 e ABNT/CEE-142 - Gestão de Eventos. Atua também na gestão de eventos acadêmicos e empresariais e programas de fomento ao ecossistema empreendedor brasileiro como mentor e auditor. Foi Coordenador de Acomodações no Comitê Olímpico Rio 2016 durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, Professor de Hotelaria no Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFRRJ - 2012 - 2014 e Chefe de Recepção e Reservas no Hotel Promenade Barra First - 2014. Profissional com experiência superior a quinze anos nas áreas de Turismo e Hotelaria, com ênfase nas áreas de Docência e Pesquisa em Ensino Superior Presencial e a Distância de Turismo e Hotelaria com participação em bancas de Tcc´s de graduação e especialização em Universidades. Desenvolve estudos e tem proferido palestras a convite sobre Gestão Hoteleira, Hotelaria de Cruzeiros, Organização de Eventos e realiza Consultorias nas áreas de Turismo, Hotelaria e Startups.

Maria Amelia da Silva Leal

Graduação em Gestão de Turismo - CEFET - RJ

Sérgio Domingos Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), especialista em Administração do Turismo pela UFSC/FEPESE, mestre (2001) e doutor (2006) em Engenharia de Produção, linha de pesquisa Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina Atualmente é consultor ad hoc das revistas Turismo: Visão e Ação (Itajaí); Turismo em Análise (USP), Caderno Virtual de Turismo (UFRJ), RBTur, Rosa dos Ventos e Revista Gestão em Análise. É professor do curso de Hotelaria na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Curso de Licenciatura em Turismo em regime de EaD. Tem experiência na área de Hotelaria e Turismo, com ênfase em Turismo Responsável, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo responsável, certificação e sustentabilidade hoteleira. É pesquisador-líder do Grupo de Pesquisas TRECHOS: Turismo Responsável, Economia Criativa e Hospitalidade. Membros do ABNT/CE-054:004.001 - Comissão de Estudo de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem e consultor/assessor pro bono em meios de hospedagem.

Debora Neves Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Formada em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

PASSOS, Fábio Vinicius de Araujo; LEAL, Maria Amelia da Silva; OLIVEIRA, Sérgio Domingos; GOMES, Debora Neves. TURISMO AMBIENTAL - CONHECENDO A REALIDADE DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, SEDE PAU DA FOME – RJ. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 101–113, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i2.p101-113.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2948. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos