COMO APRENDEM OS ESTUDANTES E PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: APLICAÇÃO DO INVENTÁRIO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB (1984)

Autores

  • José Adailton de Abreu Universidade de Pernambuco
  • Josiete da Silva Mendes Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Maria Edilene de Oliveira Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da Cruz Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Wanderberg Alves Brandão Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i2.p114-125.2020

Palavras-chave:

Estilos de Aprendizagem, Inventário de Kolb, Educação Gerencial

Resumo

Aprender e ensinar faz parte da vida do ser humano, constituindo essas ações como um complexo sistema de interação entre professor e estudante dentro do processo de ensino e aprendizagem. Com base nisso, este trabalho analisou como aprendem os membros de uma comunidade acadêmica baseado na teoria de Kolb por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva transversal, processando os dados obtidos com o uso de técnicas estatísticas descritivas. Os dados apontaram que os discentes e docentes possuem, como estilo de aprendizagem predominante, o assimilador, estando mais envolvidos com modelos teóricos do que com a vivência prática. Acredita-se que a compreensão dos estilos de aprendizagem enriquece a prática acadêmica, viabilizando o aprendizado, de forma mais significativa, de acordo com o perfil dos estudantes. Ademais, considera-se que a sintonia entre os estilos de aprendizagem dos discentes e docentes parecem contribuir para o bom desempenho desses estudantes.

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Biografia do Autor

José Adailton de Abreu, Universidade de Pernambuco

Bacharelando em Administração na Universidade de Pernambuco (UPE) em Salgueiro.

Josiete da Silva Mendes, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Salgueiro.

Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Maria Edilene de Oliveira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Bacharelanda em Administração na Universidade de Pernambuco (UPE) em Salgueiro.

Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da Cruz, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Salgueiro.

Mestra e doutoranda em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Wanderberg Alves Brandão, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Salgueiro.

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos