SELEÇÃO DO MELHOR MODELO DE LÂMPADA LED PARA AS INSTALAÇÕES DO SENAI CETIQT POR MEIO DO MÉTODO THOR

Autores

  • Kaique Dutton Oliveira Silva Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - SENAI CETIQT
  • Marcos Santos Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Carlos Francisco Simões Gomes Universidade Federal Fluminense (UFF) http://orcid.org/0000-0002-6865-0275

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p150-158.2020

Palavras-chave:

Lâmpada LED, SENAI CETIQT, Método THOR

Resumo

Atualmente, a sociedade está cada vez mais preocupada com a questão ambiental, fazendo que as organizações públicas e privadas se adaptem a essa nova realidade. Assim, a Alta Administração do SENAI CETIQT manifestou o interesse em substituir as atuais lâmpadas fluorescentes do campus Riachuelo por lâmpadas LED, que, embora tenham um custo unitário maior, promovem uma economia considerável em médio e longo prazo. A primeira dificuldade encontrada foi definir o modelo de lâmpada LED que melhor atenderia às necessidades da instituição. Inicialmente, houve o entendimento ea estruturação do problema por meio de um brainstorm, resultando em quatro critérios julgados indispensáveis para a aquisição, que são custo, facilidade de instalação, vida útil e tempo de garantia. Por meio desses critérios, elencaram-se cinco modelos de lâmpadas LED que poderiam ser adquiridas. Como arcabouço metodológico, utilizou-se o método multicritério THOR, uma vez que os critérios e as alternativas estavam bem definidos. Assim, chegou-se à lâmpada tubular como o modelo mais indicado para o SENAI CETIQT, levando em consideração as especificidades da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaique Dutton Oliveira Silva, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - SENAI CETIQT

Engenheiro de Produção formado pelo SENAI CETIQT. Possui experiência em Programação Matemática e Apoio Multicritério à Decisão (AMD).

Marcos Santos, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), Pesquisador de pós-doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).

Carlos Francisco Simões Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

SILVA, Kaique Dutton Oliveira; SANTOS, Marcos; GOMES, Carlos Francisco Simões. SELEÇÃO DO MELHOR MODELO DE LÂMPADA LED PARA AS INSTALAÇÕES DO SENAI CETIQT POR MEIO DO MÉTODO THOR. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 150–158, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i3.p150-158.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3072. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos