“SONHO MEU, SONHO MEU:” SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS ÀS DIMENSÕES DA AÇÃO EMPREENDEDORA

Autores

  • Daniela Siqueira Colet Universidade de Passo Fundo
  • Anelise Rebelato Mozzato Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p207-220.2020

Palavras-chave:

Empreendedorismo Feminino, Ação Empreendedora, Sentidos Subjetivos

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender os sentidos subjetivos relacionados às dimensões da ação empreendedora. A metodologia seguiu os parâmetros da Epistemologia Qualitativa de Gonzáles Rey em que é utilizado um conjunto de procedimentos específicos desenhados especialmente para desvendar os indicadores de sentido que, por sua vez, formam a configuração subjetiva. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se a história de vida com quatro empreendedoras de micro e pequenas empresas do setor têxtil. As interpretações evidenciam sentidos subjetivos, influenciados pela história de vida, relevantes em cada uma das participantes perante o sonho de ter o próprio, associados, entre outros, à visão ideológica, ao núcleo familiar, à autoestima, à independência, à necessidade financeira, à família e a trabalhar com o que gosta. Os sentidos subjetivos são influenciados por questões individuais conscientes e inconscientes, como também por relações e imposições coletivas, advindas do meio social onde se desenvolvem os indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Siqueira Colet, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Administração pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Atua como Consultora Técnica na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Anelise Rebelato Mozzato, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Gestão Empresarial pela Mestre em Educação pela Universidade de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como Professora Titular na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

Artigos