RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA LEVINASIANA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL SOB O OLHAR DE DISCENTES DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Autores

  • Conceição de Maria Pinheiro Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Sara Costa Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p62-79.2021

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Universitária, Consciência Social, Secretariado Executivo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da participação em ações de Responsabilidade Social Universitária, na perspectiva levinasiana, para a formação da consciência social, na percepção de discentes de Secretariado Executivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, por meio de um levantamento teórico e um estudo de campo com a participação de quatro representantes discentes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. Como técnica de pesquisa, definiu-se a entrevista reflexiva e utilizou-se um roteiro, como instrumento de coleta de dados.   Para a análise das informações, recorreu-se à técnica de análise reflexiva. Concluiu-se que participar de ações de Responsabilidade Social Universitária proporciona contato com o diferente e, dessa forma, o sujeito amplia sua visão sobre a sociedade, gera alteridade e respeito às diferenças e senso de responsabilidade para com o Outro, culminando no desenvolvimento de uma consciência social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição de Maria Pinheiro Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas científicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e formação docente, Educação em Secretariado, Responsabilidade Social Universitária, Gestão Secretarial.

 

Sara Costa Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; GONÇALVES, Sara Costa. RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA LEVINASIANA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL SOB O OLHAR DE DISCENTES DE SECRETARIADO EXECUTIVO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 62–79, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i2.p62-79.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3310. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos