CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO PROCESSO DE ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Lilian Wrzesinski Simon Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Universidade Federal do Paraná (UFPR). http://orcid.org/0000-0003-0307-4948
  • Marcel Eduard Armanini Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). https://orcid.org/0000-0002-6425-1736
  • Jucelio Kulmann de Medeiros Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p100-114.2021

Palavras-chave:

Gestão de Processos, Gestão por Competências, Trilhas de capacitação, Assistência Estudantil, Análise Socioeconômica

Resumo

O objetivo deste artigo é propor estratégias de capacitação das equipes técnicas responsáveis pelo processo de Análise Socioeconômica (AS) dos estudantes de graduação. A pesquisa é de natureza aplicada, caracterizada como descritiva e de abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, baseada em fontes de dados secundários. A análise realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) apontou a necessidade de revisão do processo de AS e da elaboração de trilhas de capacitação para os profissionais de serviço social e administrativo, especialmente no que se refere à análise de renda e à avaliação de bens patrimoniais. As carências de profissionais observadas dificultam o afastamento desses profissionais por longos períodos. Portanto, essas ações de capacitação precisam ser ofertadas como programas de capacitação em serviço. A unificação da metodologia de análise de renda da matrícula e da AS também poderá reduzir etapas no processo de avaliação cadastral, conferindo maior agilidade e evitando retrabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Wrzesinski Simon, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Doutoranda em Administração (UFSC). Mestre em Administração Universitária (UFSC). Especialista em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica (IFSC). Especialista em Tecnologias de Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal (ESAB). Bacharel em Administração Publica (UFSC). Administradora (UFPR).

Marcel Eduard Armanini, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Especialista em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica (IFSC). Bacharel em Administração (UFFS). Assistente em Administração (UFFS).

Jucelio Kulmann de Medeiros, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRGS). Especialista em Educação (UFRGS). Licenciado em Viticultura e Enologia (IFRS). Professor de Vinhos e Bebidas (IFSC).

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

SIMON, Lilian Wrzesinski; ARMANINI, Marcel Eduard; MEDEIROS, Jucelio Kulmann de. CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO PROCESSO DE ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 100–114, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i2.p100-114.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3618. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos