OS JOVENS MILITARES SÃO ALFABETIZADOS FINANCEIRAMENTE? ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO DA FRONTEIRA GAÚCHA

Autores

  • André Luis Baumhardt Zuliani Universidade Estácio de Sá
  • Silvia Amélia Mendonça Flores Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Federal do Pampa
  • Mikaela Daiane Prestes Floriano Universidade Federal do Pampa - Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Ana Carolina Josende Universidade Franciscana
  • Thadeu José Francisco Ramos Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p136-153.2020

Palavras-chave:

Alfabetização financeira, Educação financeira, Finanças pessoais

Resumo

Levando em consideração a existência de uma lacuna educacional, o presente artigo teve como objetivo estimar o nível de alfabetização financeira dos militares de uma Organização Militar da fronteira gaúcha. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, usando o método do tipo Survey. Os dados desta pesquisa foram coletados com um instrumento e uma metodologia de mensuração já validada anteriormente. Os resultados encontrados sugerem que a maior parte dos respondentes apresenta um baixo nível de alfabetização financeira. E, ainda, que a dimensão das atitudes pouco influi na formação dos níveis de alfabetização financeira. Foi possível, também, verificar a relação direta entre conhecimentos financeiros e comportamentos financeiros. Os achados reforçam a necessidade de implementação de programas rígidos de alfabetização financeira à população em geral, de forma a ampliar o alcance da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Baumhardt Zuliani, Universidade Estácio de Sá

Pós-Graduando em Adminsitração Pública pela Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pampa.

Silvia Amélia Mendonça Flores, Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Federal do Pampa

Professora Assistente na Universidade Federal do Pampa. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Mikaela Daiane Prestes Floriano, Universidade Federal do Pampa - Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (PPGA/UNIPAMPA). Pós-Graduanda em Marketing, modalidade MBA (UNIJUÍ). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

ZULIANI, André Luis Baumhardt; FLORES, Silvia Amélia Mendonça; FLORIANO, Mikaela Daiane Prestes; JOSENDE, Ana Carolina; RAMOS, Thadeu José Francisco. OS JOVENS MILITARES SÃO ALFABETIZADOS FINANCEIRAMENTE? ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO DA FRONTEIRA GAÚCHA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 136–153, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i1.p136-153.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2643. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos