PERÍODO ACADÊMICO, NÍVEL DE CONSUMO, PLANEJAMENTO FINANCEIRO: COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI?

Autores

  • Ana Flávia Silveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Roberto do Nascimento Ferreira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Mário Sérgio de Almeida Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i2.p126-140.2020

Palavras-chave:

Educação financeira, Planejamento Financeiro, Finanças

Resumo

Educação financeira é um tema objeto de estudos no meio acadêmico, representando, também, iniciativas de instituições dos mercados financeiros e de capitais. Pesquisas têm demonstrado que a falta de conhecimento ou preocupação com a educação financeira atinge, também, os alunos universitários. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento dos graduandos de Administração e Ciências Contábeis da UFSJ sobre Educação Financeira. A metodologia utilizada constou da aplicação de questionário estruturado aos alunos dos dois cursos (noturno e integral). Os dados foram analisados por meio de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel®. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos (52,6%) considera ter algum conhecimento sobre Educação Financeira. Para 16,3%, a fonte de conhecimento sobre o tema é a experiência prática. Concluiu-se que os discentes têm algum conhecimento sobre Educação Financeira, mas não de forma aprofundada. Observou-se uma preocupação com os gastos imediatos, sem, no entanto, realizar um planejamento.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Silveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduada em Administração

Roberto do Nascimento Ferreira, Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC)

Área de atuação: Contabilidade Geral - Governança Corporativa

Mário Sérgio de Almeida, Universidade Federal de São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos