A REGIONALIDADE E A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES: UM ESTUDO NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p81-97.2020

Palavras-chave:

Ensino de Administração, Região Nordeste, Dimensões do ambiente de aprendizagem, Docentes, Formação Regionalizada

Resumo

Este artigo objetiva analisar a formação do administrador no Nordeste do Brasil por meio das dimensões histórico-política, estrutural-institucional e cultural-social. O método caracteriza-se pela perspectiva interpretativista e de cunho qualitativo, em que participaram da pesquisa nove docentes envolvidos com a criação e o desenvolvimento do curso de Administração na localidade. As entrevistas subsidiaram a categorização dos discursos divididos nas dimensões apresentadas. Os resultados revelaram que as dimensões do ambiente de aprendizagem efetivamente exercem um papel preponderante no ensino de Administração. Por fim, conclui-se que uma formação regionalizada se constitui em uma alternativa para promover a aproximação entre ensino e ambiente de aprendizagem de maneira a alinhar-se com as possibilidades de atuação profissional em Administração no Nordeste.

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Biografia do Autor

Tthales Batista de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor em Administração (PPGA/UFPB)

Professor Adjunto III do DCSA/CCAE/UFPB

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos