TIPOLOGIAS DOS PROCESSOS DE COOPERAÇÃO EM GRUPOS DE MICROCRÉDITO: O CASO DO PROGRAMA CREDIAMIGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p220-233.2021

Palavras-chave:

microcrédito, crediamigo, processos de cooperação, grupos de crédito

Resumo

O objetivo do trabalho é identificar a tipologia predominante do processo de cooperação no programa Crediamigo. Por meio de entrevistas em profundidade com diferentes atores da instituição financeira, agência intermediadora e microempresários, constatou-se que o processo de cooperação intencional se sobressai no programa. Os entrevistados ilustraram que há razões estratégicas para o nascimento da cooperação, pois a reputação é o principal critério da seleção de parceiros, e o acesso aos recursos financeiros é o objetivo maior da cooperação e que o relacionamento e a interação entre agentes são os fatores de sucesso do programa. Oportunidades de melhoria para o programa foram identificadas, tais como uma maior atenção para capacitação e orientação dos microempresários participantes, além de fomentar a cooperação intra e intergrupos, para reforçar as capacidades produtivas e competitivas dos negócios. O microcrédito produtivo é essencial para o enfrentamento da vulnerabilidade econômica entre os microempresários, constituindo-se em peça importante para a competitividade empresarial.

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Biografia do Autor

Matheus Dantas Madeira Pontes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutorando em Gestão pela Universidade da Beira Interior, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2009), com intercâmbio acadêmico (2006) na Universidade de Coimbra - Portugal; Pós-Graduado - MBA em Finanças pela Universidade Estácio (2015) e Mestre em Administração (2018) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Economista da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Thayanne Lima Duarte Pontes, Universidade da Beira Interior

Doutoranda em Gestão pela Universidade Beira do Interior (UBI) e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada do Ceará, Pós Graduada em Consultoria Organizacional e Desenvolvimento Humano e com MBA em Marketing. Possui experiência com coordenação e docência universitária, além de lecionar em cursos técnicos e profissionalizantes. Expertise na área de consultoria empresarial com foco em Micro e Pequenas Empresas. Sólido conhecimento na área de inteligência competitiva, comportamento do consumidor e inteligência artificial. Professora universitária, palestrante e facilitadora. Pesquisa atual em Inteligência Artificial, Jornada do Consumidor, Privacidade e Segurança da Informação.

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Publicado

2021-12-08

Edição

Seção

Artigos