SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL E SUAS MÉTRICAS: REVISÃO SISTEMÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO PRISMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p204-219.2021

Palavras-chave:

revisão sistemática, método PRISMA, métricas, avaliação da Sustentabilidade

Resumo

São diversos os benefícios da utilização de indicadores e métricas de sustentabilidade organizacional,e referem-se à possível antecipação de condições e tendências, fornecimento de avisos de possíveis ocorrências e situações que evitem danos aos aspectos econômico, social e ambiental e auxílio nos processos de gestão. O objetivo deste estudo foi analisar as métricas de sustentabilidade organizacional, identificadas na literatura acadêmica nos últimos cinco anos. Seguindo a metodologia PRISMA, foram relacionadas sete pesquisas relevantes e enquadradas nos critérios de seleção. As principais contribuições, por meio da revisão sistemática, apontaram para estudos compostos de diferentes aspectos (empresas, cidades, regiões) ligados à sustentabilidade. Foram diversas métricas identificadas, algumas focando mais aspectos sociais da população e ou funcionários e outras mais os aspectos ambientais e seus impactos na sociedade e nas organizações. As limitações do estudo são decorrentes do método escolhido que considerou os últimos cinco anos na base Scopus e artigos completos em inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Stefani, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro Universidade do Porto

Pós-Doutor em Gestão pela FEP Universidade do Porto (2021). Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP ? Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM e do Mestrado e Doutorado Interdisciplinar da Unicentro - PPGDC.

Catarina Delgado, Universidade do Porto FEP UP

Assistant Professor (Faculdade de Economia) 

Universidade do Porto

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

STEFANI, Silvio Roberto; DELGADO, Catarina. SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL E SUAS MÉTRICAS: REVISÃO SISTEMÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO PRISMA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 204–219, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i3.p204-219.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4096. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos