ANÁLISE DO MARKET SHARE DO MERCADO DE AUDITORIA INDEPENDENTE APÓS A CHEGADA DA COVID-19 NO BRASIL

Auteurs

  • Jenifer de Oliveira Guerhardt Universidade Federal de Minas Gerais
  • Samuel de Oliveira Durso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Clara Fonseca Amaral Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p122-137.2024

Mots-clés :

auditoria externa, market share, big four, Covid-19

Résumé

Este estudo teve como objetivo analisar as mudanças ocorridas no market share das empresas de auditoria externa após a pandemia da Covid-19 no Brasil. Para isso, foram analisadas as informações de 416 companhias de capital aberto para o período de 2019 a 2021. Os dados coletados foram investigados por meio de análises descritivas e testes estatísticos. Os resultados ressaltam a concentração de mercado do grupo Big Four. Não obstante, quando se compara o ano de 2019 com o de 2021, foi possível notar uma diferença estatisticamente significativa para o market share das empresas de auditoria atuantes no país. A pesquisa permite concluir que a BDO e a Grant Thornton, em conjunto com as EY, KPMG, PWC e Deloitte, formaram o grupo Big Six de auditoria para o mercado brasileiro de empresas de capital aberto. A investigação ajuda a entender os efeitos da Covid-19 para o mercado de auditoria no país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jenifer de Oliveira Guerhardt, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua com auditoria externa. Belo Horizonte - MG - BR.

Samuel de Oliveira Durso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), e em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado em Ciências Contábeis e bacharelado em Ciências Econômicas pela UFMG. Professor Adjunto na UFMG.  Belo Horizonte - MG - BR.

Ana Clara Fonseca Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Administração e Ciências Contábeis, mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School e doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte - MG - BR.

Téléchargements

Publiée

2024-08-08

Comment citer

GUERHARDT, Jenifer de Oliveira; DURSO, Samuel de Oliveira; AMARAL, Ana Clara Fonseca. ANÁLISE DO MARKET SHARE DO MERCADO DE AUDITORIA INDEPENDENTE APÓS A CHEGADA DA COVID-19 NO BRASIL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 122–137, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p122-137.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5104. Acesso em: 27 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles