GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO CEARÁ

Autores

  • Beatriz Duarte Lima de Araújo
  • Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior
  • Fabio Pinheiro Abreu

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i1.p43-53.2015

Palavras-chave:

Gerenciamento de aquisições, Aquisições na Administração Pública, Aquisições de soluções de Tecnologia da Informação, Instrução Normativa

Resumo

O planejamento das aquisições é fundamental na Administração Pública, pois diminui os desperdícios e os projetos malsucedidos, especificamente na área de Tecnologia da Informação. O presente artigo apresenta um relato de experiência mostrando os resultados e os benefícios alcançados com a implantação de um processo formal de planejamento das aquisições de soluções de TI na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Essas aquisições são regidas pelas diretrizes da Instrução Normativa n° 4, que regulamenta as contratações de TI no setor público. O modelo de gerenciamento de aquisições de TI atualmente aplicado na UFC considera cada planejamento de aquisição como um projeto que deve estar alinhado com as diretrizes e os artefatos da fase de planejamento da contratação da IN 04. A implantação desse processo de planejamento foi viabilizada por meio da constituição de uma equipe responsável pelo planejamento das aquisições de TI na Universidade. A visão de cada solução contratada como um projeto deu maior celeridade e eficiência ao processo de contratações e gerenciamento de aquisições de TI na UFC, evitando o desperdício de recursos humanos, materiais e financeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Duarte Lima de Araújo

Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - UFC; Especialista em Gerenciamento de Projetos Unichistus; Graduada em Engenharia de Telecomunicações - IFCE.

Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior

Doutorando em Saúde Coletiva - UFC; Mestre em Saúde
Pública- UFC; Graduado em Fisioterapia – Unichristus.

Fabio Pinheiro Abreu

Mestre em Informática Aplicada – UNIFOR; Bacharelado em
Ciência da Computação – UECE.

Downloads

Edição

Seção

Artigos