Mudanças no Fluxo de Submissão da Revista Interagir

2024-01-30

Prezado autor, com o objetivo de melhorar o nosso fluxo editorial, adotamos algumas regras no processo de submissão de trabalhos à Revista Interagir, os quais gostaríamos de divulgar a seguir:

  • Todos os autores e/ou coautores devem estar obrigatoriamente cadastrados no sistema da revista e incluídos no fluxo de submissão.
  • A submissão deve feita apenas através de dois arquivos: (i) Texto do Artigo (sem identificação dos autores) e (ii) Folha de Rosto (contendo as informações dos autores, conforme modelo disponível "AQUI").
  • O Texto do Artigo deve conter (i) título, (ii) resumo (no máximo 250 palavras), (iii) palavras-chave (no mínimo três), (iv) introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusões e referências em ABNT, totalizando até 9.000 caracteres com espaços.
  • O Texto do Artigo pode ser redigido completamente em língua portuguesa ou inglesa, não sendo necessária a inclusão de resumo adicional traduzido, pois apenas o resumo no idioma do artigo será publicado.
  • Os arquivos da submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O Texto do Artigo deve estar em espaço simples; usando uma fonte de 12-pontos; as figuras e tabelas devem estar inseridas no corpo do texto, não no final do documento ou na forma de anexos.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Todos os manuscritos a serem considerados para publicação na Revista Interagir devem ser submetidos por via eletrônica.

O autor deve escolher uma categoria para o manuscrito (Artigos Originais, Artigos de Revisão ou Estudo de Caso). A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é inteiramente do autor e seus co-autores.

Preparo dos manuscritos

Devem ser digitados em extensão .doc, .txt ou .rtf, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples em todo o documento (incluindo resumo, referências e tabelas), com margens de 2,5 cm. Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito. Evitar ao máximo as abreviações e siglas. Em determinados casos, sugere-se que na primeira aparição no texto, deve-se colocar por extenso e a abreviatura e/ou sigla entre parênteses. Exemplo: Febre Hemorrágica do Dengue (FHD).

Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas apenas mencionados no texto e em nota de rodapé na página em que é mencionado. Se essenciais, podem ser incorporados em local apropriado no texto, entre parênteses da seguinte forma: (DB Rolim: Comunicação Pessoal, 2011) ou (Oliveira-Lima JW: dados não publicados).

Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados. Para tanto, os autores devem explicitar que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões exigidos pela Declaração de Helsinque e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição onde a pesquisa foi realizada, com seu respectivo número de aprovação.

No ato da submissão o autor correspondente deverá anexar ao sistema dois arquivos (Texto do Artigo e Folha de Rosto):

O Texto do Artigo deve conter:

  • Título: deve ser conciso, claro e o mais informativo possível. Não deve conter abreviações e não deve exceder a 200 caracteres, incluindo espaços. 
  • Resumo: deve condensar os resultados obtidos e as principais conclusões de tal forma que um leitor, não familiarizado com o assunto tratado no texto, consiga entender as principais implicações do artigo. O resumo deve ter entre 100 e 250 palavras e abreviações devem ser evitadas.
  • Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo, de acordo com o tipo de artigo submetido, devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave). Devem ser separados por ponto. 
  • Introdução: deve ser sucinta e destacar os propósitos da investigação, além da relação com outros trabalhos na área. Uma extensa revisão de literatura não é recomendada, citando apenas referências estritamente pertinentes para mostrar a importância do tema e justificar o trabalho. Ao final da introdução, os objetivos do estudo devem ser claramente descritos.
  • Métodos: devem ser suficientemente detalhados para que os leitores e revisores possam compreender precisamente o que foi feito e permitir que seja repetido por outros. Técnicas-padrões precisam apenas ser citadas.
  • Resultados: devem ser um relato conciso da nova informação. Evitar repetir no texto os dados apresentados em tabelas e ilustrações.
  • Discussão: deve relacionar-se diretamente com o estudo que está sendo relatado. Não incluir uma revisão geral sobre o assunto, evitando que se torne excessivamente longa.
  • Referências: As referências citadas devem ser listadas ao final do artigo seguindo as normas gerais da ABNT.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE 1: O Texto do Artigo não deverá conter qualquer identificação do(s) autor(es) no texto e nas propriedades do documento.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE 2: As seções "Introdução", "Métodos", "Resultados", "Discussão" e "Referências" devem totalizar no máximo 9.000 caracteres com espaços.

A Folha de Rosto deve conter (modelo disponível AQUI):

  • Autores: deve incluir o nome completo dos autores na ordem de autoria e sem abreviações, graduações mais elevadas possuídas, afiliações, assim como registro na Base ORCID, caso não tenha, o registro ORCID pode ser obtido, gratuitamente, através do site http://orcid.org; acompanhadas do respectivo endereço com informação de contato (telefone, endereço e e-mail para o autor correspondente) e todos os coautores. Os autores devem garantir que o manuscrito não foi previamente publicado ou não está sendo considerado para publicação em outro periódico. Os autores podem ser convidados a fornecer os nomes e contatos de três potenciais revisores imparciais. 

Os editores estimulam a citação de artigos publicados na Revista Interagir.

São de responsabilidade do(s) autor(es) do manuscrito a exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto.

OBSERVAÇÃO: As mudanças não afetam as submissões já realizadas.