Promoção da Saúde na Escola: história e perspectivas

Autores

  • Andréa Monteiro de Castro Graciano Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Natália Mendes Matos Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Flávio Freitas Mattos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Viviane Elisângela Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Cristina Borges-Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i1.110.p34-38.2015

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Saúde Escolar

Resumo

Introdução: A promoção da saúde nas escolas envolve a educação em saúde, a criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde. Este estudo objetivou realizar uma revisão crítica da literatura sobre a promoção da saúde nas escolas. Metodologia: Os critérios prévios de inclusão foram: artigos que relacionavam saúde escolar e promoção da saúde, sem limite temporal de publicação. Foram realizadas buscas eletrônicas nas principais bases de dados, entre janeiro e março de 2014. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave e conjunto de palavras: promoção da saúde, saúde escolar, health promotion e school health [termo MeSH e termo palavra]. Também foram pesquisados estudos que preencheram os critérios de inclusão originados da lista de referências dos artigos selecionados. Revisão de literatura / Discussão: A saúde escolar avançou em sintonia com o conhecimento técnico-científico e com o desenvolvimento sócio-político, superando, de forma gradativa, o paradigma biomédico para a concepção da iniciativa das Escolas Promotoras de Saúde. No Brasil, foi instituído um novo programa para a saúde do escolar denominado Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE se identifica como uma estratégia para a integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e saúde. Considerações finais: Uma escola promotora de saúde caracteriza-se como uma escola que busca um estilo de vida, aprendizagem e trabalho que favoreça o desenvolvimento da saúde.

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Biografia do Autor

Andréa Monteiro de Castro Graciano, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva, Faculdade de Odontologia da UFMG

Natália Mendes Matos Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva, Faculdade de Odontologia da UFMG

Flávio Freitas Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Associado do Departamento de Odontologia Social e Preventiva

Viviane Elisângela Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunto do Departamento de Odontologia Social e Preventiva

Ana Cristina Borges-Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunto do Departamento de Odontologia Social e Preventiva

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Publicado

2015-03-16

Como Citar

1.
Graciano AM de C, Cardoso NMM, Mattos FF, Gomes VE, Borges-Oliveira AC. Promoção da Saúde na Escola: história e perspectivas. J Health Biol Sci. [Internet]. 16º de março de 2015 [citado 14º de novembro de 2024];3(1):34-8. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/110