Endometriose intestinal simulando os achados clínicos e cirúrgicos da doença de Crohn

Orivaldo Alves Barbosa, Priscila Luna da Silva, José Otho Leal Nogueira, João Paulo uchoa Fontenelle, Jessica Teixeira de Figueiredo, Caio César Furtado Freire

Resumo


Introdução: A endometriose é caracterizada pelo implante extrauterino de tecido endometrial funcionante. A faixa etária de acometimento é de 25 a 30 anos, estimando-se que esteja presente em 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva, raramente acometendo o trato gastrointestinal. Relato do caso: Descreve-se um caso de uma paciente com sintomas de dor abdominal e alteração do hábito intestinal que evoluiu com semioclusão intestinal. Os achados endoscópicos foram sugestivos de Doença Inflamatória Intestinal, obtendo-se o diagnóstico de endometriose após avaliação de segmento de delgado. Conclusão: Seguiu-se com uma breve revisão de literatura sobre endometriose intestinal, concluindo a importância deste diagnóstico diferencial de doença inflamatória, especialmente em mulheres na idade fértil.

Palavras-chave


Endometriose; Doença Inflamatória Intestinal; Endometriose Intestinal

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i2.1136.p192-195.2017

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.